O que mais cai em Química no Enem? Veja dicas de como estudar a matéria
Compostos Orgânicos, Eletroquímica, Separação de Misturas e Cinética Química são alguns dos campeões de perguntas. E tem mais!
A Análise de Incidências Enem, desenvolvida pelo cursinho Aprova Total!, estuda todos os anos as últimas edições do exame, pergunta por pergunta, para chegar à resposta da tão buscada pergunta: afinal o que mais cai na prova de Química do Enem? As questões são divididas por temas e, assim, chega-se à conclusão dos assuntos mais pedidos.
De acordo com a última edição da Análise Enem, que compila as perguntas entre 2016 e 2022, o tema mais pedido foram as Propriedades dos Compostos Orgânicos, que caiu em 10,1% das questões. Isso inclui assuntos como Solubilidade, Acidez, Basicidade e Volatilidade. Em seguida, vieram Eletroquímica (8,4%), Separação de Misturas (7,6%) e Cinética Química (7,6%)
Veja a relação completa dos tópicos habituais de Química segundo o Aprova Total – a lista é longa:
- Propriedades dos Compostos Orgânicos 10,1%
- Eletroquímica 8,4%
- Separação de Misturas 7,6%
- Cinética Química 7,6%
- Reações orgânicas 7,6%
- Reações Inorgânicas 6,7%
- Soluções 5,9%
- Moléculas e Propriedades 5,0%
- Estudo da Matéria 5,0%
- Equilibrio Químico 5,0%
- Átomos 4,2%
- Polímeros 4,2%
- Termoquímica 4,2%
- Introdução a Química Orgânica 4,2%
- Estequiometria 3,4%
- Isomeria 2,5%
- Radioatividade 2,5%
- Meio Ambiente 2,5%
- Funções Orgânicas 1,7%
- Propriedades coligativas 1,7%
Confira os assuntos mais pedidos nas outras disciplinas do Enem:
Como estudar Química?
Para deixar Química mais interessante, é preciso perceber como está presente no nosso dia a dia, seja na composição de um produto de higiene, seja na de um medicamento. A quantidade de conceitos e fórmulas pode assustar, mas nada que um bom plano de estudos não resolva.
Antes de tudo, é preciso ter organização. Destaque os principais temas e crie rascunhos para entender totalmente os conceitos. Comece do básico e vá até o avançado para compreender a lógica por trás de cada tópico. Lembre-se de que só decorar as fórmulas não adianta; afinal, o aprendizado deve-se estender para a vida e o Enem exige que o aluno demonstre domínio do enunciado. Criar cartões com destaques pode ser uma boa dica para fixar na memória todas as informações relevantes.
+ Confira as videoaulas de Química do Curso Passei!
Busque sempre conversar com professores para esclarecer dúvidas e pegar dicas sobre como identificar assuntos e fórmulas. Não deixe nenhuma questão passar em branco. Ela pode cair no esquecimento e ser justamente o conteúdo cobrado na prova.
Por fim, observar na prática como cada conceito funciona é importante para ter maior domínio do assunto. Na internet existem vários sites interessantes que demonstram experimentos realizados e tarefas complementares. É um ótimo treino e faz com que o estudante saia de sua zona de conforto, aprofundando-se cada vez mais na matéria.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.