O que é isonomia? Entenda fala do MEC sobre o Enem 2025
Saiba mais sobre esse termo usado na nota do Inep sobre as questões anuladas
No universo dos vestibulares, não se fala em outra coisa: três questões foram anuladas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após um suposto vazamento das perguntas. Junto com a anulação dos itens, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) reforçou “a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025″.
Tudo começou quando um estudante de Medicina que se intitula mentor para os vestibulares indicou, em uma live, quais eram suas apostas para as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Posteriormente, em entrevista ao Fantástico, ele assumiu que realmente teve um acesso antecipado às questões por meio da prova do Prêmio CAPES Talento Universitário, do Ministério da Educação (MEC), usado como um pré-teste do exame oficial.
Ao longo da última semana, prints e levantamentos obtidos por jornais indicaram que mais questões podem ter sido antecipadas. Afinal, a isonomia do Enem está mesmo garantida? Você sabe o que significa essa palavra?
O que isso significa
“Isonomia” significa igualdade de condições para todos.
Nesse contexto do Enem, isonomia é mais do que uma palavra técnica: é garantir que todos os participantes realizem a prova em condições equivalentes, sem que ninguém seja beneficiado ou prejudicado por fatores externos ao próprio desempenho.
Quando uma questão vaza antes da aplicação, mesmo que isso alcance poucas pessoas, surge um problema: alguém pode ter se preparado especificamente para aquele item, obtendo uma vantagem que os demais não tiveram. A partir desse momento, a igualdade, que é peça-chave de qualquer processo seletivo, fica comprometida.
Ao anular as questões, o Inep tenta restabelecer esse equilíbrio. É uma forma de dizer: “ninguém deve se beneficiar de algo que não faz parte das regras do jogo”.
Ou seja:
- Todos os candidatos devem ter as mesmas oportunidades, sem que alguém seja beneficiado;
- Se uma questão vaza, aqueles que viram o conteúdo antes ficam em vantagem injusta;
- Anular a questão, em tese, elimina essa vantagem e mantém o exame equilibrado para todos.
10 frases que todo vestibulando deveria normalizar
Calendário Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 6 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 11 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 6 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 13 de junhoPrazo para recurso: 16 a 20 de junhoResultado do recurso: 27 de junhoProvas: 9 e 16 de novembro de 2025- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
- Divulgação do gabarito: até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação
- Resultado: data ainda não divulgada
- Resultado dos treineiros: 60 dias após a divulgação dos resultados do Exame
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
‘Não dá para se iludir’: nota mil na redação do Enem segue tentando vaga dos sonhos na USP
“Casa Velha”: resumo da obra de Machado de Assis





