Não recebi meu cartão de confirmação do Enem. E agora?
Apresentação do cartão é recomendada, mas não é obrigatória
100 perguntas e respostas sobre o Enem |
Parte 1 – O exame |
Parte 2 – Inscrições |
Parte 3 – O dia da prova |
Parte 4 – Resultados |
Muitos estudantes estão escrevendo ao GUIA DO ESTUDANTE para contar que ainda não receberam seu cartão de confirmação do Enem. Os cartões começaram a ser entregues no dia 10 de outubro e a previsão, segundo nota divulgada pelo Ministério da Cultura (MEC), era de que todos os 5,7 milhões de candidatos recebessem seus cartões pelos Correios até o dia 31 deste mês. Se você foi um dos que não receberam, não fique preocupado – e isso por dois motivos:
1. Se você não conseguir imprimir o cartão, não há problemas. É bom tê-lo em mãos no dia da prova porque ele contém informações importantes, como o número de sua inscrição, data, hora e endereço do local das provas, indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação, quando for o caso. Mas não é obrigatório apresentá-lo.
2. Mesmo se não chegar até esse dia, dá para acessar e imprimir o cartão na internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). É só clicar na opção "Locais de prova" (foto) e digitar o CPF e a senha para ter acesso à informação. Caso tenha esquecido a senha, você pode, no mesmo site, pedir para recebê-la por e-mail ou mensagem de celular.
O edital especifica que é obrigatória apenas a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. No próprio Cartão de Confirmação, está escrito que o porte desse mesmo cartão é RECOMENDADO. Não OBRIGATÓRIO.
Portanto, não se desespere. Se ainda tiver dúvidas sobre o Enem, você pode ligar para a Central de Atendimento Ao Participante: 0800-616161.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem