Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Assine com preço absurdo

Na reta final do Enem, é melhor aprender o que falta ou revisar o que já sabe?

Especialista explica o que pode ser mais eficaz às vésperas da prova e dá dicas para lidar com a ansiedade na reta final

Por Redação
12 out 2025, 19h00 •
estudante cansado
 (CANVA/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Faltando poucas semanas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes vivem um dilema: ainda vale a pena aprender aquele conteúdo que ficou pendente ou é melhor focar em revisar o que já foi estudado? A essa altura do campeonato, é comum bater uma sensação de urgência – e até certo desespero, para tentar dar conta de tudo.

    Além da pressão por resultados, o cansaço acumulado do ano letivo e a proximidade da prova podem gerar ansiedade e comprometer o rendimento nos últimos momentos de preparação. Por isso, encontrar um equilíbrio entre descanso, revisão e estratégia pode ser o diferencial entre um bom desempenho e uma maratona estressante.

    Para te ajudar a enfrentar esse momento com mais segurança, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com André Barbosa, professor de Redação do Colégio Oficina do Estudante. Segundo ele, o foco nesta etapa deve ser claro: consolidar o que já foi aprendido.

    + Faltando um mês para o Enem, saiba o que priorizar em cada disciplina

    Revisar ou aprender? A resposta é simples

    Embora a tentação de correr atrás do prejuízo seja grande, André Barbosa recomenda priorizar a revisão dos conteúdos já estudados. “É melhor revisar o que sabe, pois as semanas anteriores ao exame são particularmente desgastantes e exigem uma rotina de estudos mais prática e objetiva, adequada, portanto, à retomada de conteúdos essenciais”, afirma.

    A lógica é simples: aprender algo completamente novo, neste momento, pode demandar um esforço que o cérebro cansado já não processa tão bem. Além disso, revisar o que já está parcialmente ou totalmente compreendido aumenta a confiança e a sensação de domínio sobre os temas.

    Continua após a publicidade

    + GUIA DO ESTUDANTE retoma revista impressa com edição sobre Enem 2025

    Como estudar nos últimos dias

    Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso, ou mesmo recomendável, estudar por horas a fio nesta fase. A chave, segundo o professor, está no equilíbrio entre esforço e descanso. “Alternar pequenos períodos de descanso, descontração e aprendizado intensivo, sendo este ligado às aulas finais (geralmente de revisão)”, sugere Barbosa.

    Isso significa que maratonas de estudo devem dar lugar a sessões curtas e produtivas, com foco em simulados, resolução de provas anteriores e revisões pontuais. Priorize também disciplinas em que você já tem uma base sólida, pois isso tende a render mais e a reforçar o que realmente pode fazer a diferença no dia da prova.

    + 4 aulões gratuitos Brasil afora para você se preparar para o Enem

    Continua após a publicidade

    E a ansiedade, como controlar?

    A ansiedade é quase inevitável, principalmente em um exame com o peso do Enem. Porém, quando ela começa a atrapalhar o sono, a alimentação e a concentração, é hora de olhar para isso com atenção.

    “Cada abordagem é individual. No caso de ansiedade patológica, é indispensável o auxílio do terapeuta de saúde mental, já que nenhum outro pode substituí-lo em suas atribuições”, alerta o professor.

    Para casos mais leves, criar uma rotina com horários definidos para estudo, sono e lazer pode ajudar a dar uma sensação de controle. Práticas como exercícios físicos leves, meditação e momentos de lazer (sem culpa!) também podem ajudar a aliviar a tensão.

    + Vestibular: conheça exercícios para aliviar a ansiedade

    Continua após a publicidade

    Confie no que você já fez

    A essa altura, a maior parte da preparação já foi feita. Não é hora de se desesperar, e sim de consolidar. Revisar, descansar e manter a calma são estratégias mais inteligentes do que tentar aprender um conteúdo novo à força.

    Como lembra o professor André Barbosa, essa reta final deve ser mais prática do que teórica: “As semanas anteriores ao exame exigem uma rotina objetiva”, reforça.

    Portanto, confie no caminho que você percorreu até aqui. O Enem está chegando e você está mais preparado do que imagina.

    Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade

    Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade
    Na reta final do Enem, é melhor aprender o que falta ou revisar o que já sabe?
    Enem
    Na reta final do Enem, é melhor aprender o que falta ou revisar o que já sabe?
    Especialista explica o que pode ser mais eficaz às vésperas da prova e dá dicas para lidar com a ansiedade na reta final

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR
    OFERTA

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês