O Ministério da Educação disponibilizou hoje, dia 28, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O aluno interessado em conferir suas notas deve acessar a página da prova e inserir seu número de inscrição ou CPF, além da senha previamente cadastrada pelo aluno.
O MEC também disponibilizou um guia para o aluno entender como sua nota foi calculada. Inicialmente, dois corretores se ocupam em corrigir a prova. O cálculo é baseado na proficiência que o aluno demonstra em questões de dificuldade baixa, média e alta. Se o aluno responde perguntas de dificuldade alta com sucesso, mas comete erros em questões mais fáceis, pontos serão descontados no total, pois isso demonstra menos proficiência do aluno em relação ao assunto. A média do estudante deve variar pela quantidade de perguntas de todo o tipo de dificuldade que ele respondeu corretamente ou não.
Durante a tarde de ontem, alguns estudantes tiveram acesso aos resultados da redação, que foram disponibilizados durante o processo de homologação das notas pela equipe técnica do site. O problema foi corrigido com rapidez, mas aumentou a ansiedade dos estudantes que queriam saber seus resultados.
A nota do Enem é válida para o processo do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que vai disponibilizar mais de 129 mil vagas em universidades e instituições federais de ensino superior em todo o país. O aluno interessado em participar deve se cadastrar no portal do Sisu entre os dias 7 e 11 de janeiro. Para poder concorrer às vagas oferecidas pelo programa, é necessário que o aluno tenha participado do Enem 2012 e tenha tirado nota maior do que zero na redação.
Saiba mais:
Sisu libera número de vagas disponíveis para o primeiro semestre de 2013