MEC afirma que sistema do Sisu será normalizado até o fim do dia
Desde o início das inscrições, vários estudantes vêm relatando problemas ao acessar o sistema
O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de nota lançada na tarde desta quarta-feira (25), que a previsão para normalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2017 é de até o fim do dia. Desde o início das inscrições, à meia-noite de ontem (24), vários estudantes, que fizeram tanto a primeira quanto a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vêm relatando problemas ao acessar o sistema, que indica “inscrição ou senha inválida”.
“Em relação às dificuldades de acesso relatadas por alguns candidatos hoje, tanto da primeira quanto na segunda aplicação, o MEC identificou inconsistências no sistema, que estão sendo sanadas. A previsão é que até o fim do dia o sistema volte à normalidade.” A nota também informa que nenhum candidato será prejudicado.
Até as 13h de hoje, o sistema recebeu 1.630.265 inscritos e 3.164.643 inscrições (cada candidato pode fazer até duas opções de curso). O número de inscritos é equivalente ao do ano passado, que, no segundo dia, também contabilizava 1,6 milhão.
As inscrições ocorrerão até as 23h59, horário de Brasília, de sexta-feira (27).
Sisu
Para concorrer ao Sisu, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas. O número de vagas aumentou: são mais 238 mil, em relação a 205,5 mil no ano anterior. Além disso, cinco instituições públicas aderiram ao sistema: de 128, passou a 131 em 2016.