As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 começam nesta segunda-feira (23). Os candidatos interessados deverão se inscrever, apenas no site do Enem, até 10 de junho. As provas acontecem em 22 e 23 de outubro.
A taxa de inscrição será de R$ 35. De acordo com o edital, estão isentos do pagamento da taxa os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública e aqueles que comprovarem carência socioeconômica.
O que é e para que serve o EnemO exame avalia conhecimentos obtidos até o término do ensino médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
– Confira os motivos para fazer o Enem
A nota do Enem é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A partir de 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar a mais de 50 IES públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Também em 2009, o exame tornou-se a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2010, a nota do Enem se tornou obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
As provas
Como acontece desde 2009, o exame terá quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão divididas em quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
– ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
– ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
– Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
– Matemática e suas tecnologias: matemática.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.
Em 22 de outubro serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. E no dia 23 serão realizadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática. As provas terão 5h30 de duração. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem