Inscrições no Enem: 5 erros que você não pode cometer
Da foto no cadastro ao pagamento, listamos os deslizes que podem comprometer até mesmo a participação no exame
Ainda falta um bom tempo para as provas do Enem 2023, que acontecerão em 5 e 12 de novembro, mas os estudantes já têm uma tarefa importante para os próximos dias – além de estudar, é claro. Entre 5 e 16 de junho, eles devem realizar a inscrição na Página do Participante.
O processo é simples, mas alguns deslizes podem comprometer a inscrição e até mesmo a participação no exame.
Separamos os cinco erros mais comuns e esclarecemos dúvidas para que você não caia em nenhum deles. Confira!
1- Deixar de fazer a inscrição por ter conseguido a isenção da taxa
Essa é uma fake news que aparece em toda edição. Muitos estudantes que conseguiram a isenção da taxa de inscrição acreditam que estão, automaticamente, inscritos no exame. Não é verdade.
Vale esclarecer mais uma vez: mesmo os candidatos que foram contemplados com a isenção devem se inscrever na Página do Participante, até o dia 16 de junho. A única diferença é que não será necessário pagar o boleto ou fazer um pix.
Além disso, quem pediu isenção da taxa e já tiver preenchido o questionário socioeconômico, composto de 25 perguntas, não precisa responder novamente. Na hora da inscrição, basta pular essa etapa e seguir em frente.
+ “O calendário de provas está apertado em 2023. Será que desisto do Enem?”
2- Não se atentar a algumas informações, que depois não poderão ser trocadas
Algumas informações preenchidas podem ser alteradas até o último dia de inscrições, em 16 de junho, na Página do Participante. É o caso dos dados cadastrais, de município de provas e de opção de língua estrangeira.
Já os dados informados no questionário socioeconômico, os dados referentes à situação do ensino médio, o Número de Identificação Social (NIS) e a escolha pelo Enem digital ou impresso não poderão sofrer alterações após o envio da inscrição. Por isso é importante prestar bastante atenção na hora de preencher essas informações.
+ 11 cursinhos online para se preparar para o Enem e os vestibulares
3- Enviar uma foto inadequada
Um dos últimos passos para realizar a inscrição é anexar uma foto atual e de rosto inteiro. Retratos usando óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares) não serão aceitos, não adianta nem tentar. Lembrando que o arquivo pode ser JPG, JPEG ou PNG, com o tamanho máximo de 2 MB.
4- Esquecer de fazer o pagamento da taxa
O período de inscrições acaba no dia 16 de junho, mas o pagamento da taxa pelos não isentos pode ser feito até o dia 21 do mesmo mês. Se o valor não for pago até esse dia, mesmo o estudante que preencheu todas as informações corretas perderá a chance de realizar o exame. Então, se possível, pague com maior antecedência para não correr o risco de esquecer ou ter um problema com o banco de última hora.
A taxa será de R$ 85. Pela primeira vez, o pagamento poderá ser feito por meio de PIX e cartão de crédito. A opção de boleto, usada nas edições anteriores, não está descartada. Quem optar por ela poderá gerar o documento na Página do Participante.
5- Não guardar a senha de acesso
A senha do cadastro no portal gov.br será necessária em todas etapas do Enem, até a verificação das notas das provas. Lembre-se de anotá-la e guardar em local seguro para não correr o risco de esquecer ou perder.
Caso você não se lembre depois, é possível, sim, recuperá-la, mas a anotação irá te poupar da dor de cabeça e da perda de tempo. E, como sabemos, tempo é precioso – ainda mais em ano de vestibular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso do GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.