Após revisão da nota, o Objetivo Colégio Integrado passou a ser o melhor colégio de São Paulo no Enem 2010. A decisão foi anunciada hoje (4) pelo Inep, instituto do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem.
A mudança ocorreu após o Objetivo alegar que 47 de seus alunos tinham feito a prova, e não 57, como fora considerado inicialmente no cálculo da nota. Com isso, a média do colégio passou de 715.95 para 753.92, ultrapassando o Colégio Vértice, que era líder com 743.75.
Além de ficar com a primeira colocação no estado de São Paulo, o Objetivo passa a ser o terceiro melhor do país.
– Confira o ranking atualizado das dez melhores escolas do país no Enem 2010
– Confira o ranking atualizado das dez melhores escolas de São Paulo no Enem 2010
Não é a primeira vez que o Colégio Objetivo se mobiliza por causa da nota do Enem. Em 2009, ele entrou na justiça para ter sua nota divulgada. Naquela época, o Inep julgou que, por ser um colégio recém-criado, ele não tinha um número de registro no momento em que começou a inscrição no Enem.
Método de avaliação
O ministro Fernando Haddad, em audiência pública hoje, voltou a criticar os rankings de melhores do Enem como modo de medir a qualidade das escolas.
Para ele, a comparação é injusta, uma vez que há variáveis que não são consideradas nas notas divulgadas. Haddad lembrou que escolas particulares investem de três a dez vezes mais por aluno do que as escolas públicas e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é mais apropriado par avaliar escolas.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem