O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta sexta-feira (9), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, no Diário Oficial da União. O documento estará disponível também em formatos para deficientes visuais e auditivos.
>> Acesse o edital completo do Enem 2014
Conforme divulgado ontem (8) pelo Ministério da Educação (MEC), o exame ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições começam na segunda-feira (12), até o dia 23 deste mês, exclusivamente pela internet.
A taxa de inscrição será no valor de R$ 35, com isenção para todos os estudantes de escola pública (que estejam concluindo o ensino médio em 2014), e que comprovarem renda familiar inferior a R$ 1086. Para os candidatos pagantes, o boleto deverá ser pago até o dia 28 de maio.
Na edição 2014 do Exame, será implementada a revista eletrônica, por meio de detector de metais, em todos os locais de prova. A previsão do MEC é que cerca de 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, número 13,8% superior aos 7,2 milhões de 2013.
A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sisu, que disponibiliza vagas em universidades públicas participantes; o ProUni, que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec, para vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fies e para a obtenção de bolsas de intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem