O Inep e o ministro da Educação confirmaram nesta tarde que é real a foto da prova do Enem que começou a circular durante esta tarde nas redes sociais, enquanto o Enem ainda era aplicado. A foto é referente à folha de proposta da redação. Apesar da imagem configurar-se como um vazamento, já que foi tirada ilicitamente antes do horário em que os candidatos podem deixar a prova com o caderno de questões, o Inep reiterou que o andamento do Enem não será afetado.
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que é real a imagem da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que circula nas redes sociais. É importante esclarecer que a divulgação, que ocorreu após o início da aplicação, não prejudicou o andamento do exame. Todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova.”
Em vídeo na sua conta pessoal no Twitter, Abraham Weintraub também confirmou que tudo está “dentro da normalidade”. O tema da redação do Enem deste ano também foi anunciado por meio da conta do ministro. Os candidatos deveriam escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.