O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou, por meio de nota, que o acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram normalizadas. Na manhã desta quinta-feira (19), o instituto havia informado que a nota de 20 mil candidatos ainda estava indisponível, devido a um problema técnico.
Desde a liberação das notas, na manhã de ontem (18), alguns usuários vinham relatando problemas na visualização do resultado. O Inep informou que a maioria das notas não disponíveis eram dos estudantes que fizeram a segunda aplicação da prova, nos dias 3 e 4 de dezembro.
Cerca de 83% dos participantes já visualizaram suas notas, cerca de 4 milhões de pessoas. Conforme o edital, os estudantes menores de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio terão acesso aos resultados daqui a 60 dias.
Balanço
No geral, foram 8.722 candidatos eliminados, dos quais 44,35% por não marcar o tipo de prova e não escrever a frase ou marcar mais de um tipo de prova e não escrever a frase. Na redação, apenas 77 alunos conseguiram a nota máxima, e 291.806 foram anuladas ou receberam nota zero.
Na primeira prova, foram 6.111.339 estudantes presentes, e 265.412 na segunda. Destes, 1.033.761 pediram certificação do ensino médio por meio do Enem. Outros 54.317 participantes eram privados de liberdade.
Calendário
As inscrições para o Sisu estarão abertas de 24 até 27 de janeiro. A partir desta quinta-feira (19) a consulta às bases de dados das instituições, com os cursos e vagas disponíveis, já poderá ser realizada. Estudantes poderão se inscrever para o ProUni entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro e de 6 a 9 de fevereiro no Fies. Acesse aqui o calendário completo.
O número de acesso aos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou à marca dos quatro milhões por volta das 17h desta quinta-feira, 18. Isso significa que 83% dos resultados já foram conferidos. Aqueles que fizeram o exame com fins de autoavaliação, os chamados treineiros, só terão acesso a suas notas em 19 de março, conforme previsto em edital. Eles são 1.039.230 dos mais de 6 milhões que fizeram as provas nas duas aplicações.
Consulta pública
A consulta pública (acesse aqui) do Ministério da Educação (MEC) sobre o Enem foi respondida por mais 93 mil pessoas e ficará aberta até o dia 10 de fevereiro.
Consta de três perguntas sobre a aplicação do Enem: se deve manter o formato atual de dois dias, ou reduzir a prova para 100 questões e uma redação e aplicá-lo em apenas um dia; caso mantenha em dois dias, se deve continuar sendo aplicado no fim de semana ou passar para domingo e segunda, ou fazer em dois domingos consecutivos; e se deve ser aplicado via internet, em substituição à prova física. O formulário também permite o envio de um texto de até 300 caracteres com alguma sugestão de melhoria do exame.