O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) resolveu antecipar a divulgação das notas do Enem 2021 (versão regular ou reaplicação). O resultado, que sairia apenas na sexta-feira (11), já está disponível para consulta.
Para acessar as notas individuais, os candidatos devem entrar na página do participante. De lá, serão redirecionados para o portal gov.br onde devem inserir CPF e a mesma senha que utilizaram para se inscrever no exame. As notas estarão disponíveis no campo “resultados”, no canto esquerdo da tela.
+ Saiu o resultado do Enem, e agora? Confira os próximos passos
A antecipação foi anunciada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na noite desta quarta-feira (9). Segundo o Inep, as notas já estariam disponíveis a partir das 19h, mas alunos relataram dificuldades para acessar o site e muitos só conseguiam visualizar as notas de anos anteriores. Às 21h50, o instituto lançou um comunicado dizendo que a base de dados ainda estava sendo carregada e que os resultados ficariam disponíveis nas próximas horas. Por volta das 23h, os estudantes finalmente conseguiram acessar suas notas.
O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o aprendizado dos estudantes que saem do Ensino Médio. No entanto, de 2009 para cá, o exame passou a funcionar como um grande vestibular – o maior do Brasil. Com as notas do Enem em mãos, os milhões de estudantes que fazem a prova podem pleitear vagas em universidades públicas e privadas.
Atualmente, três grandes programas de acesso ao Ensino Superior do governo federal utilizam a nota do Enem: o Sisu, o Prouni e o Fies.
Sisu 2022
Criado em 2010, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tornou-se a maior porta de acesso às universidades públicas brasileiras. Por meio da nota do Enem, o Sisu seleciona estudantes para quase todas as universidades federais e estaduais do país. Este ano, serão ofertadas 221.790 vagas, que já estão disponíveis para consulta. As inscrições acontecerão de 15 a 18 de fevereiro.
Prouni 2022
O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2004 e, desde então, oferece bolsas em instituições privadas de Ensino Superior para estudantes de baixa renda. As inscrições para a primeira edição do Prouni 2022 vão de 22 a 25 de fevereiro. Ao todo serão ofertadas 273.001 bolsas em todo o país, sendo 181.036 delas integrais e 91.965 parciais (50%). Os candidatos já podem consultar as bolsas disponíveis neste semestre.
Fies
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) oferece aos estudantes brasileiros, desde 2001, a possibilidade de financiar cursos superiores em instituições privadas. O acesso também se dá por meio da nota do Enem e, neste semestre, as inscrições ocorrerão entre 8 e 11 de março.
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.