Inep analisará pedidos de reaplicação do Enem 2019
O Inep orienta que os candidatos que se sentiram prejudicados no último domingo (3) compareçam mesmo assim ao segundo dia de prova
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que receberá, a partir do dia 11/11, solicitações de reaplicação do Enem por parte de alunos que se sentiram prejudicados durante algum dos dias de prova. O Inep vai analisar caso a caso para decidir se o candidato poderá ou não refazer a prova. A reaplicação acontece nos dias 10 e 11/12.
Mesmo que candidatos tenham se sentido prejudicados já no primeiro dia de prova (3) a orientação do Inep é que eles compareçam também no próximo domingo. “Caso você tenha se sentido prejudicado com relação à logística de aplicação do exame no primeiro dia, compareça ao segundo dia e registre sua reclamação na Página do Participante a partir do dia 11 de novembro”, afirmou, em um comunicado à imprensa, a coordenadora de Procedimentos de Aplicação do Inep, Patrícia Onório. Os candidatos terão até cinco dias úteis a partir desta data para pedir a reaplicação.
De acordo com o edital do Enem, são considerados fatores logísticos que comprometem a realização da prova acontecimentos como:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local),
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou
- Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Ocorrências no primeiro dia de prova
De acordo com o Ministério da Educação, apenas em Sobradinho (BA) e em uma cidade de Alagoas, não informada pelo MEC, os candidatos tiveram problemas com falta de água ou energia. Além disso, quatro candidatos surdos, também de Alagoas, alegaram que tiveram dificuldades para fazer a prova porque a videoprova, traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), apresentou falhas que dificultavam a leitura dos textos.
Em Goiânia, muitos candidatos não conseguiram fazer a prova porque compareceram ao local de prova errado. Eles seguiram a indicação do cartão de confirmação, mas os locais tinham sido alterados durante a semana pelo Inep e a mudança notificada via sms. Muitos alegaram não ter visto a mensagem.