Essencial para o Enem: aprenda a “ler” imagens
Para ir bem no Enem e nos vestibulares, é fundamental entender gráficos, mapas, fotografias, pinturas, tabelas e outras formas de linguagem visual
Para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não basta que o estudante saiba ler reportagens, excertos de livros ou poesias. É preciso também ler imagens. Basta pegar qualquer edição do exame para constatar que as dezenas de páginas são repletas de gráficos, mapas, charges, obras de arte e outras imagens que, embora acompanhadas de poucas palavras, dizem muita coisa.
Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE selecionou 9 questões das provas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Enem 2023. O que elas têm em comum? Todas exigem a leitura de diferentes tipos de imagens. Confira abaixo a resolução de cada uma delas e prepare-se.
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Linguagens e códigos
Anúncio de incentivo à amamentação
Mensagem visual de impacto chama a atenção para uma questão essencial de saúde pública
Análise e resolução da questão
Note, em primeiro lugar, que essa questão é basicamente de compreensão de imagem e texto, pois não exige do aluno conhecimento prévio sobre a questão da amamentação (fator de impacto na redução da mortalidade infantil). A questão pede simplesmente que o aluno aponte qual foi o objetivo do Ministério da Saúde ao veicular o anúncio.
Naturalmente, o candidato examina o conjunto das opções. Para começar, pode descartar a letra e, já que o anúncio faz referência ao fato de que, ao mamar, o bebê recebe anticorpos da mãe, mas em nenhum momento afirma que há aumento de anticorpos nas mães. Deve afastar também a alternativa d, pois o uso da palavra “exercício” no anúncio refere-se aos bebês, e não há nenhuma orientação para a realização de exercícios pelas mães.
No caso da letra b, uma lida atenta vai mostrar que a abordagem do anúncio é de prevenção e proteção, ou seja, de destacar os benefícios que a amamentação traz para prevenir doenças, e não um enfoque de tratamento – como algo a se fazer depois que o bebê já está doente. Isso afasta b. A alternativa c fala do “direito de amamentar em público”. Note bem: o anúncio não aborda essa questão, e a foto não indica que a mãe e o bebê estejam em nenhum local público. Por isso, deve-se descartar c. A resposta correta é simples e já aparece na alternativa a, pois, de fato, o anúncio lista um conjunto de benefícios decorrentes da amamentação para a saúde e o desenvolvimento do bebê.
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Apreciando um quadro de Lasar Segall
Obra de importante nome da arte moderna no Brasil foi atacada pelo nazismo
Análise e resolução da questão
Ao prestar o Enem, o estudante se depara com uma pintura a óleo de 1919, “Eternos caminhantes”, de Lasar Segall, um dos grandes nomes da arte brasileira no século 20. Nascido na Lituânia, de família judaica, em 1889, chegou ao Brasil em 1912, já como artista moderno, com formação na Alemanha. Recorrendo a seu repertório cultural, o estudante então deveria, basicamente, reconhecer a arte moderna. Ou seja, que se trata de uma obra situada em ruptura com a pintura tradicional dos séculos anteriores, e portanto uma oposição ao conservadorismo. Essa, como você verá adiante, é a informação crucial para responder à questão – e, diferentemente da questão sobre amamentação, exige um conhecimento prévio do candidato, não bastando somente a leitura da imagem.
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Com mais referências, o aluno poderia ver na pintura ainda as características do cubismo, movimento surgido, em 1907, a partir do quadro “Demoiselles d´Avignon”, de Pablo Picasso, no qual a representação do real é decomposta em formas geométricas.
O Texto II informa que, nos anos 1930, a obra de Segall foi incluída nas exposições “Arte Degenerada”, organizada pelos nazistas (assumiram o poder na Alemanha em 1933). O nome indica o objetivo da iniciativa: ridicularizar e estigmatizar as obras e seus autores.
A questão pede para que o estudante aponte o que movia os nazistas.
Analisando as alternativas, podemos afastar de pronto a letra c, já que a representação de parte do corpo humano integra a arte da humanidade há séculos, e a letra d, pois a pintura de Segall não poderia ser considerada “degenerada” por antecipar o imaginário alemão. O aluno poderia ter dúvidas quanto às alternativas b e e. Não é b, pois as obras de Lasar Segall e de seus contemporâneos eram expressões de artistas de diferentes histórias, nacionalidades e posicionamentos, e não algo concebido por “grupos de oposição” com objetivos políticos. A opção e também está errada, pois no regime nazista não havia espaço para discussões coletivas sobre cultura nem sobre outros temas sociais.
A alternativa a é a certa, já que a revolução estética promovida pela arte moderna se chocava com o ideário conservador promovido pelo regime nazista.
Matemática
Sinal de internet durante uma caminhada
As linhas de um gráfico descrevem a intensidade do sinal ao longo do caminho
Análise e resolução da questão
Para quem tem dificuldades em ler gráficos de linhas, esta questão do Enem é boa para aprender, pela simplicidade.
O texto explica que uma pessoa caminha por meia hora, e o sinal de internet de seu celular varia de intensidade. O gráfico descreve essa variação. Lembre-se que, no gráfico cartesiano, cada ponto da linha é determinado por sua posição em relação a dois eixos: o que corre na horizontal (eixo das abscissas) e o que corre na vertical (eixo das ordenadas).
Na nossa questão, o eixo horizontal registra o tempo em minutos, e varia em ordem crescente de 0 a 30, a duração total da caminhada. Note que o eixo vertical mede a “intensidade do sinal de internet”, conforme está escrito. A seta apontando para cima indica que, quanto mais alto, mais forte estava o sinal. Observamos então que, no início da caminhada, o sinal estava forte (correspondente a cinco espaços pontilhados).
A questão pede que se responda por quantos minutos o celular ficou sem sinal. Vamos por partes:
1. Para começar, há a pergunta: em que momento o gráfico indica que não há sinal? Com base na identificação de que o sinal está mais forte quanto mais alto, podemos concluir que é quando está no ponto mais baixo do gráfico. Além disso, lendo o gráfico, vemos que não se informam as medidas de intensidade de sinal (a informação não é relevante). O importante é apenas o momento em que ela é zero, o que corresponde, naturalmente, na base do gráfico, quando está encostado ao eixo das abscissas. A linha corre sobre esse eixo por dois momentos distintos.
2. Como vimos, cada espaço entre linhas pontilhadas corresponde a dois minutos. A linha do gráfico corre sobre o eixo inferior entre os minutos 10 e 12 (2 minutos) e entre 16 e 20 (4 minutos).
O total de tempo sem sinal é de 6 minutos, alternativa a.
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Altura e peso de estudantes em um gráfico de dispersão
Representação gráfica mostra os resultados de pesagem e medição propostos por um professor
Análise e resolução da questão
O chamado “gráfico de dispersão” é uma representação de informações tomadas separadamente, e comparadas por posição num plano cartesiano, ou seja, com os eixos horizontal (abscissas) e vertical (ordenadas) para servirem de referência.
No exemplo acima, um professor mediu o peso e a altura de dez estudantes. Esses dados foram colocados no gráfico: cada estudante é um dos losangos (pode contar: são dez). Como exercício, vamos tomar o exemplo de um estudante, o mais baixo: ele é o losango inferior do gráfico, localizado na linha que indica 1,5 m de altura, com peso acima de 80 kg, mas abaixo de 100 kg. Com esse método, poderíamos identificar cada um dos dez.
A questão, porém, informa que os estudantes calcularam que a média de peso entre os alunos é de 80 kg, e que a média de altura é de 1,65 m. Pede então que o candidato calcule qual é o percentual da mostra com peso abaixo da média e altura acima da média (ao mesmo tempo).
Em números absolutos, temos de ver quantos losangos estão abaixo dos 80 kg: encontramos os cinco que estão à esquerda no plano. Note que o espaço diretamente acima dos 80 kg (no eixo inferior), em linha reta, está bem vazio, para não dar margem a dúvidas.
Agora, temos de ver quantos desses losangos estão acima da linha que mede 1,65 m: há apenas dois. Atenção: a questão pede para indicar os que estão acima da média, excluindo, portanto, os que estão exatamente em cima da linha (e, por isso, na média).
Sabendo que são dois alunos em dez e a questão pediu o percentual, a porcentagem é de 20%, alternativa b.
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Fileiras de poltronas num cinema
Desafio é se orientar as coordenadas do diagrama, com o auxílio de uma rosa dos ventos
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Análise e resolução da questão
Essa questão exige certa atenção do estudante, pois há muitas explicações para uma resolução relativamente simples. O principal desafio é relacionar os movimentos a serem feitos baseados no mapa da sala com a orientação da rosa dos ventos à direita do desenho. Ela indica qual é a posição norte.
Uma pequena dificuldade que a questão apresenta ao aluno é que, só ao final – depois de descrever todas as movimentações –, ela explica que as poltronas são identificadas por uma letra (fileira, cujas indicações estão à esquerda, indo de A a J) e um número (posição na fileira, cujas indicações estão embaixo, indo de 1 a 12).
Para resolver a questão, o aluno deve partir de onde está a marcada a estrela: na escada, na altura da fileira E, entre os lugares 3 e 4. Sobe então quatro fileiras, até a de letra I, e avança até a terceira cadeira à direita, a de número 6.
Resposta: cadeira I6, alternativa e.
Ciências Humanas
Corrida espacial sob olhar crítico
Questão exige que candidato compare a abordagem de um texto jornalístico com uma charge sobre o mesmo tema
Análise e resolução da questão
O surgimento recente de inúmeras iniciativas, patrocinadas por empresas, para ampliar a exploração do espaço é o objeto desta questão do Enem. Ela exige que o estudante comparece a abordagem de um texto jornalístico, “Corrida espacial dos bilionários pode trazer vantagens para todos”, do portal noticioso R7, com a charge “Bilionários lançam nova era de viagens ao espaço…”, do chargista Cazo.
A questão pede que o estudante defina as “perspectivas” das duas abordagens. Note a palavra respectivamente, que fecha a pergunta. Ela significa que, nas alternativas propostas, a primeira palavra é a definição para o Texto I, e a segunda palavra, para o Texto II.
O texto jornalístico apresenta um tom otimista, querendo ressaltar os benefícios que a exploração espacial poderá trazer para toda a humanidade. Por isso, é fácil afastar as palavras “angústia” e “receio” como adequadas para defini-lo, eliminando as alternativas c e e. “Dependência” e, sobretudo, “pioneirismo” dão mais dúvidas. A que ressalta é “expectativa”.
Em relação à charge, ela é claramente irônica. Por isso, é fácil afastar “progresso”, “civilidade” e “adaptação”, das alternativas a, c e e. “Retrocesso” pode causar dúvida. Mas, nesse caso, “desconfiança” é a opção precisa, expressa claramente no “não confie” dito pelo indígena ao ET.
Alternativa certa: b.
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Ciências Humanas
A fotografia da avó bordada
Questão apresenta um objeto de memória da vida em família
Análise e resolução da questão
O Enem é rico em exemplos de leitura e interpretação de diferentes tipos de imagens. A “Fotografia da avó bordada”, publicada na “Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica”, em 2021 (segundo informa o crédito da imagem), é, ao mesmo tempo, uma foto e um bordado. Além da imagem de uma senhora e de fios coloridos, traz a frase poética: “Sertão é a avó bordando caminhos com linhas coloridas”.
Pede então que o aluno diga qual a alternativa melhor se associa à definição de “sertão” apresentada na frase.
Observando bem o conjunto de elementos no bordado retratado, sobressai-se a figura da “avó”, que ocupa o centro da imagem, e cuja atividade encarna o próprio sertão (“sertão é a avó bordando…).
Com base nisso, descartamos a alternativa e, pois a frase não se refere a “profissões e interesses econômicos”, assim como a alternativa d, já que não há referência a demarcações de território (as “linhas coloridas” são “caminhos” poéticos).
Afastamos também, conjuntamente, as opções a e b, que apontam para “roteiros turísticos” e “trajetos e movimentos”, cuja concretude se distancia das referências líricas do bordado. A resposta certa é a c, pois a frase associa o sertão a uma “vivência” em família com a avó e a memórias “afetivas” e coletivas (“sociais”). Os caminhos poéticos das linhas coloridas representam os “itinerários socioafetivos”.
Leitura de um mapa do Brasil
Incidência de radiação solar fornece ótima possibilidade de testar leitura cartográfica
Análise e resolução da questão
O conhecimento básico das características da geração nacional de energia solar ajuda a responder a questão, bem como das características geográficas do território brasileiro. Mas, na verdade, o mapa contém as informações essenciais para a resposta, e uma leitura cuidadosa da questão e das alternativas apresentadas permite chegar à solução sem grandes tropeços.
O mapa, com diferentes variações de tonalidade, representa a “média anual” de “radiação solar” no Brasil, e a legenda gráfica, na base do mapa, mostra que, quanto mais clara a área, maior a incidência medida em quilowatt hora (kWh) por metro quadrado (m²). Olhando-se o mapa, fica claro que a grande mancha clara – com alta radiação solar – corresponde quase exatamente ao sertão nordestino.
Façamos um pequeno raciocínio prévio: sabemos que a linha do Equador corta o extremo norte do território brasileiro, e, levando-se em conta apenas a latitude de qualquer ponto no globo terrestre, a insolação tende a crescer quanto mais próximo do Equador. Se não houvesse outras variáveis, a coloração desse mapa seria então uma variação linear com a área mais clara no alto (norte), tornando-se mais escura para baixo (sul).
Mas não é isso o que o mapa mostra. Ele pede para que o estudante aponte a característica “reduzida” que torna a área clara com maior potencial para gerar energia solar. Para resolver essa questão, é importante que o candidato domine os termos geográficos apresentados em cada alternativa, como “longitudinal”, “irregularidade pluviométrica” e “nebulosidade”. Explicamos melhor.
Podemos descartar a opção a, pois a área clara é mais elevada do que os trechos litorâneos próximos, com menos “declividade”. Também afastamos a b, pois a área clara tem maior projeção na latitude (norte-sul) e não “extensão longitudinal” (tamanho no sentido da longitude, ou seja, no sentido leste-oeste).
Além disso, as questões apontadas nas letras a e b não têm relação direta com a incidência da luz solar, bem como não têm as apontadas nas letras d (reduzida irregularidade pluviométrica) ou e (reduzida continentalidade, ou seja, clima pouco afetado pela influência marítima), que tampouco se aplicam ao sertão nordestino. A correção da resposta c é cristalina: a reduzida nebulosidade, ou seja, a ausência de nuvens na região do semi-árido nordestino, na qual chove pouco, favorece bastante a incidência permanente da radiação solar na região.
+ Cartografia: conheça os tipos de mapas
Ciências da Natureza
Contas com a escada revestida de cerâmica
Além de conhecimento básico sobre cálculo de área, é preciso um tanto de visão espacial
Análise e resolução da questão
Para resolver essa questão do Enem, o estudante precisa, antes de tudo, saber como se calcula a área de um retângulo – ou seja, multiplicando-se sua largura e pelo comprimento. É um conhecimento básico para um estudante de Ensino Médio que presta o Enem.
Com base nessa ferramenta, o desafio é identificar, a partir do desenho, todas as componentes dessa área total. A questão exige atenção e paciência do aluno para não se atrapalhar. Para facilitar, ela deve resolvida aos poucos:
- pisos: são três, de 1 m por 0,25 m. Portanto, cada um tem área de 0,25 m² (1 x 0,25). Total dos três: 0,75 m²
- espelhos: são três, de 1 m por 0,20 m. Cada um tem 0,20 m². Total: 0,60 m²
- parede lateral: em primeiro lugar, são duas. Há uma oculta do outro lado, que a gente não vê. Logo, as contas devem ser dobradas.
O cálculo dos pisos e espelhos estão prontos, o desafio agora é a parede lateral. Mais uma vez, vamos por partes:
- Temos então de dividir a parede lateral em três retângulos distintos. O maior corresponde à largura do degrau mais alto (0,25 m) e à altura dos três espelhos (0,60 m). Isso dá 0,15 m² (0,6 x 0,25). Mas são dois lados: 0,30 m².
- O segundo corresponde à largura do segundo degrau (0,25 m) e à altura de dois espelhos (0,40 m). Resultado: 0,10 m². Dois lados: 0,20 m²
- O terceiro corresponde à largura do degrau mais baixo (0,25 m) e à sua altura (0,20 m). Resultado: 0,05 m². Dois lados: 0,10 m²
A conta final é somar as áreas quadradas de todas as componentes: 0,75 m² + 0,60 m² + 0,30 m² + 0,20 m² + 0,10 m². Resultado: 1,95 m². A resposta certa é a alternativa e.
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