Espelhos das redações do Enem 2020 serão divulgados nesta sexta
Apenas 28 pessoas obtiveram a pontuação máxima na dissertação argumentativa da prova
Participantes da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem consultar as vistas pedagógicas individuais das folhas de redação a partir das 18h (horário de Brasília) desta sexta-feira. As notas de estudantes que fizeram a avaliação como treineiros também serão disponibilizadas.
No espelho da redação é possível verificar a maneira como o texto foi corrigido pelos avaliadores. O item pode ser acessado na Página do Participante, ele contém a pontuação tirada pelo estudante em cada uma das cinco competências examinadas. O desempenho é analisado de acordo com os seguintes critérios:
1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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Segundo diretrizes publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), cada etapa do processo de correção das redações do Enem é acompanhada e segue parâmetros rigorosos. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final. Além disso, todos os avaliadores precisam ser graduados na área de Letras ou Linguística.
Nesta versão impressa do Enem, o tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“. As pessoas que participaram da reaplicação tiverem como tema “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. Já na versão digital: “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Dos 2.7 milhões de estudantes que fizeram a prova, apenas 28 obtiveram nota mil no texto dissertativo-argumentativo.
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