Enem poderá ser obrigatório para estudantes que concluírem o Ensino Médio
Ministro da Educação considera que universalização da prova faria do exame um melhor indicador de qualidade do ensino
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 será realizado em 22 e 23 de outubro. Você se inscreveu, mas está na dúvida se vai mesmo fazer a prova? Saiba que no futuro talvez essa dúvida não posso mais existir.
– Melhora desempenho de estudantes no Enem
– Enem 2011 será aplicado para mais de 5,3 milhões de estudantes
– Entenda como 167 faculdades públicas vão utilizar o Enem 2011
– Enem pode ter menos questões no futuro, diz presidente do Inep
Isso, porque na última segunda-feira (12), o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso Nacional, prevê que o Enem se torne um componente do currículo e, portanto, obrigatório para todos os estudantes que concluírem o Ensino Médio. Outras avaliações aplicadas pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil, são universais.
No ano passado, 56% dos concluintes do ensino médio fizeram a prova. De acordo com o ministro, a universalização do Enem faria da prova um melhor indicador da qualidade do ensino.
Haddad também disse “ainda nesta década” o Enem deve acabar com os vestibulares. Desde 2009, a prova passou a ser usada como critério de seleção por parte das universidades públicas, o que fez crescer o número de inscritos no exame. Para o segundo semestre de 2011, foram oferecidas 26 mil vagas em 48 instituições públicas de ensino superior, por meio do Enem, no Sistema de Seleção Unificado (Sisu).
*Com informações da Agência Brasil
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem