O Inep anunciou nas redes sociais que uma questão de Matemática doEnem Digital, realizado neste domingo (7), foi anulada. Trata-se de um item que apresentava um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô. O motivo da anulação é que a questão já havia sido cobrada na edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL)/reaplicação. Na versão impressa, duas questões do segundo dia de provas foram anuladas.
A questão anulada é a:
– Questão 140 do Caderno 5 (amarelo)
– Questão 148 do Caderno 6 (cinza)
– Questão 157 do Caderno 7 (azul)
– Questão 165 do Cardeno 8 (rosa)
+ Confira o gabarito extraoficial do segundo dia do Enem Digital
TRI
Lembrando que a anulação não compromete o processo de mensuração da nota dos candidatos porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.
Ou seja, no Enem, as questões têm pesos diferentes na nota final, dependendo da proporção de acertos dos alunos em geral e da consistência de cada aluno nas respostas (para eliminar as chances de chute).
Funciona assim: se você acerta as questões mais difíceis, mas erra as mais fáceis, sua nota não é tão boa quanto a de alguém que acerta as mais fáceis e algumas das difíceis. Saiba aqui como é calculada a nota do Enem.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.