Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Enem 2022: tema de redação da reaplicação é insegurança alimentar

Candidatos deveriam apresentar medidas para enfrentar a recorrência do problema no país

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 10 jan 2023, 22h27 - Publicado em 10 jan 2023, 17h10
Homem segura prato de comida vazio
 (Stas_V/Getty Images)
Continua após publicidade

Os participantes que solicitaram a reaplicação do Enem 2022 elaboraram, nesta segunda-feira (10), uma redação sobre o tema “Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil”. Além da redação, eles também responderam a 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema da redação foi divulgado durante esta tarde (10) pelo Inep, órgão responsável pela organização do Enem.

A insegurança alimentar pode ser caracterizada pela falta de acesso pleno, estável e, portanto, regular a alimentos em quantidade e qualidade adequados. Desse modo, o conceito de insegurança alimentar é mais amplo que o de fome e pode ser identificado de três formas: 

  • grave: quando a pessoa convive com a fome dentro de casa e não consegue consumir alimentos por um dia inteiro ou mais;
  • moderada: quando a qualidade está comprometida e a quantidade não é suficiente para todos da família ou quando não é possível realizar as três principais refeições do dia;
  • leve, quando a capacidade de conseguir alimentos é incerta. 

Hoje, 125,2 milhões de brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar, número que corresponde a mais da metade (58,7%) da população do país. Entenda, nesta matéria, as origens da insegurança alimentar no Brasil e porque ela se perpetua.

Segundo dia

Diferentemente da aplicação regular, a reaplicação do Enem ocorre em dois dias consecutivos. Nesta quarta (11), portanto, os candidatos já realizam o segundo dia de prova, e respondem a 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Puderam solicitar a reaplicação do Enem 2022 aqueles que deixaram de fazer o exame por motivo de doença infectocontagiosa e por um problema de logística ou de infraestrutura nos dias da aplicação regular do exame.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade

Enem 2022: tema de redação da reaplicação é insegurança alimentar
Enem
Enem 2022: tema de redação da reaplicação é insegurança alimentar
Candidatos deveriam apresentar medidas para enfrentar a recorrência do problema no país

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.