Enem 2022: espelho da redação já está disponível
Nota dos candidatos que realizaram o exame como treineiro também foi divulgada. Veja como consultar
Candidatos que tenham realizado a prova do Enem 2022 podem, a partir desta segunda-feira (10), consultar o espelho da redação. O documento é a versão escaneada do texto escrito pelo candidato no dia do exame.
Ainda que a nota já tenha sido divulgada em fevereiro deste ano, o espelho é importante, sobretudo, pelo boletim detalhado. Na vista pedagógica, o estudante pode saber o quanto tirou em cada competência avaliadora e o motivo.
Para conferir o espelho, o candidato deve acessar a Página do Participante e entrar em sua conta a partir do login de Acesso Único.
Vale lembrar que a redação do Enem é avaliada a partir de cinco competências, cada uma valendo 200 pontos. Para alcançar a nota máxima no texto, é preciso “gabaritar” todos os requisitos de cada competência, ou, pelo menos, não ter cometido erros significativos. As competências são:
Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de argumentação;
Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O tema do Enem 2022
Na edição de 2022, o tema da redação foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“. A proposta seguiu o padrão de anos anteriores, apresentando uma reflexão sobre determinada problemática social que envolvesse questões políticas, econômicas, ambientais e culturais. O tema foi acompanhado de quatro textos motivadores.
+ Enem 2022: confira modelos da redação sobre povos tradicionais no Brasil