Enem 2022 aborda Carolina Maria de Jesus, Chico Science e questão indígena
Dificuldade do acesso à tecnologia por estudantes e anexação da Crimeia também foram assuntos
Clique aqui e confira o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem.
Assim como o tema da redação do Enem 2022, que propôs a discussão sobre os “desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, as questões aplicadas neste domingo (13) trataram de problemáticas fortemente presentes na sociedade brasileira, como a falta de acesso à internet, dizimação de povos indígenas e Amazônia.
Uma das questões, por exemplo, apresentava uma charge em que a mãe perguntava para o filho se ele estava estudando e ele relatava a dificuldade do acesso ao wi-fi. O item tratou sobre como a pandemia agravou o problema de acesso à internet e, consequentemente, na desigualdade educacional.
A prova trouxe importantes referências da cultura e literatura brasileira, como a música “A Cidade”, do Chico Science, e a obra de Carolina Maria de Jesus, “Quarto de Despejo“, abordada em duas questões que tratavam de racismo estrutural.
“Tivemos, também, algumas perguntas ligadas a temas esportivos, como por exemplo, um texto fazendo alusão a ‘fadinha do skate’, a brasileira mais jovem a conseguir uma medalha de prata nas Olimpíadas, falando sobre desconstruir a visão de que o skate não é para mulheres, ou de que é um esporte masculino”, conta Rafael Cunha, professor de Redação da Descomplica, que realizou a prova neste domingo.
No âmbito internacional, o exame não tratou da Guerra na Ucrânia especificamente, mas trouxe um episódio que faz parte dessa rivalidade entre Rússia e Ucrânia, que foi a anexação da Crimeia em 2014.
Confira alguns dos temas atuais do primeiro dia de Enem 2022
– Anexação da Crimeia
– Migração
– Amazônia
– Mulheres paneleiras de Vitória, no Espírito Santo
– Relação da tecnologia com a sociedade
– Desemprego
– Macrocefalia urbana
– Agricultura familiar
– Mercosul e a relação entre Brasil e Argentina
– Transparência no uso de recursos políticos
– Estereótipos de gênero (“mulher no volante, perigo constante” e “homem não chora”)
– Adoção de animais
– Influência americana, envolvendo petróleo e gás
* Colaboraram com o levantamento dos temas os professores Rodrigo Magalhães, da Plataforma AZ de Aprendizagem, e Rafael Cunha, da Descomplica.
A partir do final da prova, às 19h, você confere neste link o gabarito extraoficial da prova corrigido em tempo real.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.