Esta sexta-feira (3) é o último dia para solicitar a reaplicação do Enem 2021 por meio da Página do Participante. Os pedidos devem ser acompanhados por documentação que comprove o motivo da solicitação. O Inep julgará cada caso individualmente.
A reaplicação do Enem 2021 acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. É a mesma data da aplicação do exame para presas ou sob alguma medida socioeducativa e também para os alunos que faltaram ao Enem 2020, mas que conquistaram na Justiça o direito fazer a prova.
Quem pode solicitar a reaplicação?
- Candidatos que não conseguiram realizar a prova por problemas de logística. Aqueles que não fizeram a prova em um ou ambos os dias por motivos “supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”. De acordo com o edital, são exemplos de problemas de logística da realização: “desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação por parte do aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.”
- Candidatos que contraíram doenças infectocontagiosas nos dias anteriores à prova. Além da Covid-19, o Inep está considerando outras doenças infectocontagiosas para candidatos com direito a reaplicação, são elas: Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.
+ Confira o passo a passo de como pedir a reaplicação
O que não vale reaplicação
Não tem direito à reaplicação o candidato que faltou em algum dos dois dias de prova por outros motivos que não são os de logística e doenças infectocontagiosas, citados anteriormente.
No caso dos candidatos isentos da taxa de inscrição, o Inep orienta que participem do segundo dia de provas para que consigam isenção no Enem 2022, quando o edital for publicado.
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.