Nesta terça-feira (5), O Ministério da Educação (MEC) surpreendeu os candidatos que farão a versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, nos dias 17 e 24 de janeiro, ao divulgar uma dica do tema de redação nos Stories do Instagram.
No dia anterior, o MEC havia deixado uma caixa de perguntas na rede social para que estudantes mandassem as principais dúvidas sobre a prova. E como era de se esperar, os candidatos logo pediram para saber qual seria o tema da redação do Enem 2020 – informação proibida de ser divulgada antes do início das provas, para garantir a igualdade entre os participantes. Mesmo “sem spoiler”, eles prometeram uma “dicazinha”.
A publicação feita pelo Ministério destacou a importância da competência 4 do manual de correção da redação do Enem, que avalia se o candidato demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação do texto. Em seguida, outra postagem ressaltou os investimentos feitos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na formação de professores. Ou seja, ao que tudo indica, o tema da redação desta edição da prova está relacionado à educação.
Em anos anteriores o MEC e o Inep também já divulgaram dicas dos temas de redação do Enem nas redes sociais – tradição que se mantém desde 2017. Neste texto, o GUIA conversou com a professora de redação do Oficina do Estudante, Ana Cristina, a respeito das postagens mais frequentes que são fortes candidatas a serem a proposta da dissertação da edição 2020. Ao longo do ano também foram publicadas diversas informações sobre a importância da alfabetização na infância. A revista Capricho dá dicas do que escrever caso o assunto seja mesmo a formação de professores.
Você saberia escrever uma redação sobre esse tema? Neste outro texto, o GUIA apresenta uma panorama da alfabetização no Brasil.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.