O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta (27), o calendário do Enem 2019. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. As inscrições estarão abertas do dia 6 a 17 de maio.
Obedecendo à legislação, estudantes de baixa renda poderão pedir isenção da taxa de inscrição no exame. Os requisitos são ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral, além de comprovar renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. O prazo para o pedido de isenção é do dia 1 a 10 de abril.
Nesse mesmo período, quem solicitou isenção na edição passada do Enem e não compareceu à prova deverá se justificar ao Inep.
Hoje, o Enem é a maior porta de ingresso em universidades públicas e garante também, por meio do Prouni e do Fies, a chance de estudar em faculdades particulares com bolsa ou com financiamento do curso. Este ano, foram ofertadas 235.476 vagas pelo Sisu e 243.888 bolsas pelo Prouni.