Em 13 horas de inscrições abertas, o Sistema de Seleção Unificada recebeu 773.341 inscritos e 1.483.554 inscrições (já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso).
O período termina às 23h59 da próxima sexta-feira (27). Para concorrer, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não serão aceitas. O número de vagas aumentou: são mais 238 mil, em relação a 205,5 mil no ano anterior. Além disso, cinco instituições públicas aderiram ao sistema: de 128, passou a 131 em 2016.
Problemas nas inscrições
Vários estudantes relataram ao GUIA DO ESTUDANTE que não conseguiram efetuar inscrição no sistema. O MEC informou que está apurando o problema. Os estudantes afetados realizaram a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreu nos dias 3 e 4 de dezembro. Ao inserir os dados para acessar o Sisu, o sistema aponta que eles são inválidos.
Outro problema já havia ocorrido, em maioria também com os estudantes da segunda aplicação, durante a divulgação das notas do Enem: devido a uma falha, 20 mil candidatos só puderam visualizar o resultado no dia seguinte à divulgação, que ocorreu na última quarta-feira (18).
Sisu
Para se candidatar, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem 2016 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.
Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.