Você se preparou durante o ano todo e está prestes a fazer a prova que seleciona para a maior parte das universidades públicas do Brasil – além de possibilitar bolsas e financiamento nas particulares. Com tanta coisa em jogo, não dá para deixar detalhes bobos como a cor da caneta ou a confusão com a língua estrangeira escolhida colocar sua prova em risco!
Por isso, nesta sexta-feira véspera de Enem, o Inep rememorou algumas dicas importantes para não deixar nada tirar o seu foco nos próximos dois domingos. Confira:
Objetos proibidos devem ser lacrados
O Inep especificou, no edital do Enem, uma série de objetos que não podem ser usados durante a prova, como boné, relógios, celular, calculadora e outros. Seu uso pode resultar em eliminação! Por isso, o candidato que estiver portando algum desses itens no dia da prova precisará guardá-lo em um saco plástico que será lacrado antes que o candidato entre em definitivo na sala. A embalagem deve ficar embaixo da cadeira no decorrer da prova.
Atenção aos dados do cartão resposta e da folha de redação
Cada candidato terá um cartão resposta (gabarito) e uma folha de redação únicos, com seus dados pessoais. Esses dados devem ser conferidos antes da folha ser preenchida, assim como a ficha de coleta dos dados biométricos. Todos esses materiais são intransferíveis e não têm reserva, então tome cuidado redobrado ao preenchê-los e destacá-los para não danificar!
Língua estrangeira
No momento da inscrição, cada candidato optou por fazer a prova de língua estrangeira em um idioma: inglês ou espanhol. Não é permitido mudar de opção no momento da prova! Se você escolheu fazer a prova de espanhol, deve responder às questões dessa disciplina e preencher corretamente no campo dela no gabarito.
Zero na redação
O Inep voltou a lembrar os itens que podem zerar a redação de um candidato. Entre eles está a fuga do tema proposta, letra ilegível e não obedecer ao gênero dissertativo-argumentativo. Relembre todas as regras aqui.
Nada de caneta azul!
No Enem, a caneta azul pode zerar sua prova! Isso porque o leitor digital que faz a correção do gabarito reconhece apenas a tinta da cor preta. Sendo assim, só caneta preta e de tubo transparente no domingo!