Como a mudança no Sisu 2026 pode impactar os candidatos do Enem 2025
Especialistas opinam se mudança trará maior flexibilidade e inclusão, ou irá acirrar as dispustas nos cursos mais concorridos
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Sisu 2026 (Sistema de Seleção Unificada) passará a aceitar as notas das três últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – 2023, 2024 e 2025. A medida substitui o modelo anterior, que considerava apenas o desempenho mais recente, e promete alterar o cenário de ingresso nas universidades públicas.
Alguns estudantes compartilharam suas preocupações nas redes sociais, apontando um possível cenário injusto, no qual quem foi bem nas edições passadas, pode entrar na universidade no lugar nos recém-formados do Ensino Médio. Para analisar a situação com calma, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com os professores Antunes Rafael (Colégio Oficina do Estudante), Ademar Celedônio (SAS Educação) e Raul Celestino de Toledo Soares Neto (Poliedro Curso), que trouxeram um outro olhar para a novidade.
+ Local de prova do Enem 2025 é divulgado; saiba onde ver
Maior flexibilidade
Segundo os especialistas, a mudança torna o processo mais flexível e inclusivo, mas também mais competitivo. Eles concordam que a medida tende a reduzir a pressão sobre os candidatos e a aumentar o aproveitamento das vagas nas universidades públicas, embora possa elevar as notas de corte nos cursos mais disputados e criar certa vantagem para quem já possui notas de anos anteriores.
Para Antunes Rafael, diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, a mudança “representa uma alteração significativa na forma de ingresso nas universidades públicas”.
Segundo ele, o novo formato traz mais flexibilidade e pode reduzir a pressão sobre os estudantes, já que o Enem passa a funcionar como um “banco de notas”. Ainda assim, Rafael alerta que a regra “impõe o desafio de equilibrar as condições de disputa entre os candidatos, especialmente entre os estreantes e os que já acumularam experiência e resultados de anos anteriores”.
+ Baixe um simulado do Enem 2025 e pratique
Cursos podem ficar mais concorridos
O professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Educação, aponta que a alteração deve intensificar a concorrência em cursos como Medicina, Direito e Engenharias. “O topo da curva sobe, o que deve elevar as notas de corte nesses cursos”, afirma.
Por outro lado, ele destaca que o aproveitamento das notas anteriores deve reduzir o número de vagas ociosas e fortalecer políticas afirmativas, tornando o sistema “mais competitivo, porém mais eficiente e inclusivo”.
+ Enem: baixe todas as provas e gabaritos
Já Raul Celestino de Toledo Soares Neto, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, acredita que o impacto prático será limitado. Para ele, a nova regra “apenas amplia um pouco as chances para candidatos que tentam uma vaga há mais tempo” e deve “tranquilizar os veteranos sem prejudicar os novos concorrentes”.
O coordenador ressalta ainda que a medida pode contribuir para reduzir a ansiedade e o estresse de quem presta o exame.
Embora os especialistas não esperem mudanças no grau de complexidade da prova, o consenso é que o Sisu 2026 trará um processo seletivo mais competitivo — especialmente nos cursos mais disputados — e, ao mesmo tempo, mais flexível e inclusivo para os candidatos.
Cronograma Enem 2025
- Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025
- Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025
- Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junho
- Divulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junho
- Prazo para recurso: 23 a 27 de junho
- Resultado do recurso: 4 de julho
- Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com
professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





