Candidata é eliminada do Enem 2012 por engano
MEC errou porque havia duas candidatas com o mesmo nome prestando a prova
Uma candidata da cidade de São Paulo foi desclassificada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por engano, após ser confundida com uma estudante de mesmo nome, porém moradora da cidade de Mogi das Cruzes. Jacqueline Chen, da capital paulista, foi eliminada pelo Ministério da Educação (MEC), com a acusação de ter postado uma foto da prova em uma rede social.
– MEC divulga gabarito oficial do Enem 2012
– Redações do Enem 2012 poderão ser consultadas a partir de 15 de fevereiro
– Mais de 60 candidatos são eliminados do Enem por postar imagens nas redes sociais durante a prova
– #AprendiNoEnem: No Twitter, candidatos postam as lições que aprenderam com o Enem 2012
A jovem, no entanto nega que tenha tirado fotos da prova. A imagem foi postada no sábado, mas só no domingo a candidata foi abordada por um fiscal, que a forçou a assinar um termo de eliminação do exame. Apesar de ter se recusado a assinar o documento, Jacqueline teve que fazê-lo para conseguir ligar para a mãe e avisar o que estava acontecendo. A estudante justificou que seu celular não tinha acesso à internet e permaneceu lacrado no envelope usado pelo Enem durante toda a prova.
Segundo fontes do MEC, os responsáveis pela aplicação do Enem podem ter falhado na hora de identificar a autora da foto. A estudante de São Paulo pode ganhar a oportunidade de fazer as mesmas provas que serão aplicadas em unidades prisionais e socioeducativas, nos próximos dias 4 e 5 de dezembro. A jovem de Mogi das Cruzes, a homônima que tirou a imagem, deverá ser desclassificada do exame.
Jacqueline quer fazer o curso de Arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie e iria usar o Enem para ajudar na nota. A mãe da aluna, no entanto, afirma que a filha está abalada após o ocorrido e está com dificuldades para focar nos estudos, em meio a uma maratona de vestibulares que ela ainda prestaria: Fuvest, Unicamp e Unesp, que acontecem nos próximos domingos.
Monitoramente de redes sociais
O MEC montou um esquema de vigilância para monitorar as redes sociais a procura de possíveis imagens da prova postadas durante o Enem. A prática é proibida e está explicita no edital do exame, que não permite o uso de aparelhos eletrônicos durante a prova.
Durante os dois dias do Enem, mais de 60 candidatos foram eliminados do Enem por postar imagens nas redes sociais durante a prova. O edital ainda prevê, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.
*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem