O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assegurou que os candidatos afetados de alguma forma pelas chuvas poderão pedir a reaplicação do Enem 2023. O presidente fez a fala durante uma visita à sede do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em Brasília.
+ Veja aqui o gabarito extraoficial do Enem 2023, a partir das 18h30 deste domingo (5)
Segundo ele, havia uma preocupação em relação à falta de energia no estado de São Paulo depois da forte chuva de sexta-feira (3). A Enel assegurou mais cedo que todos os locais de prova tiveram a energia restabelecida e estão aptos para o Enem.
Ainda assim, Lula garantiu que os candidatos de todo o Brasil afetados pelas chuvas poderão fazer a segunda aplicação. “Pode ser que em alguma cidade por conta da chuva, quem sabe no Paraná ou em Santa Catarina tenha algum problema, mas se tiver problema esses meninos e meninas serão beneficiados na outra prova do Enem”, afirmou.
O Inep assegura a reaplicação para inscritos que forem afetados por eventos climáticos e problemas logísticos – como locais de prova fora do raio de 30km de suas residências.
Compartilhe seu meme nas redes sociais do Guia do Estudante, e acompanhe a cobertura do Enem 2023 em tempo real.