Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Veja como era o cotidiano no século 19 em vídeos coloridos

A partir de gravações remasterizadas e coloridas, é possível mergulhar no dia a dia do período e perceber que as coisas nem eram tão diferentes assim

Por Luccas Diaz
7 Maio 2024, 19h00

Os primeiros registros feitos em vídeo do mundo datam do final do século 19, por volta de 1890. Ainda que mostrem cenas com certa fidedignidade, é difícil para os olhos modernos entender esses registros como recortes de momentos reais. Ao assistir uma gravação antiga, a impressão que temos é de que se trata de algo imaginário. Enquanto as câmeras atuais conseguem captar as mais complexas cores e movimentos, os primeiros registros do mundo carecem de qualidade e fluidez justamente por conta da limitação tecnológica do período. Mas, graças a artistas e o uso de inteligência artificial, isso mudou.

+ 7 curiosidades históricas sobre a fotografia

Denis Shirayev é um editor de vídeos que publica em seu canal no YouTube dezenas de remasterizações e colorizações de vídeos históricos. Boa parte deles são registros feitos pelos irmãos Lumière, considerados os pais do cinema moderno. A dupla nasceu na década de 1860 e conseguiu capturar em vídeo a efervescência do final do século 19. O pioneirismo dos dois irmão os levaram a fazer capturas não apenas em sua terra-natal, França, mas em vários países ao redor do mundo, como Itália, Suíça, Inglaterra, EUA, Egito, Turquia e Japão.

IA ajuda em processo de remasterização

Comparação com versão original e remasterizada de antigo vídeos dos irmãos Lumière
Comparativo da gravação feita pelos Lumière e de colorização e remasterização feita pelo artista (Wikimedia Commons/YouTube/Reprodução)

Em um dos vídeos de seu canal, Shirayev explica que há um longo e complexo processo por trás da remasterização dos vídeos – que, em sua maioria, estão disponíveis em domínio público.

Continua após a publicidade

Primeiramente, o artista corrige a proporção de quadros por segundo, chegando o mais perto possível do padrão atual (60 quadros por segundo), o que dá uma fluidez mais natural à gravação. Em seguida, estabiliza os movimentos (tira a “tremedeira” dos vídeos) e corrige as distorções e granulações das imagens. Por último, a partir do uso de inteligência artificial, coloriza os vídeos e aprimora os detalhes dos rostos e movimentos. Em alguns vídeos, adiciona ainda efeitos sonoros.

Tudo para deixar os registros com qualidades mais próximas às câmeras atuais – e, consequentemente, mais “reais” para os olhos modernos.

+ 7 carreiras para quem gosta de explorar a criatividade

Continua após a publicidade

O artista, no entanto, faz um aviso: as remasterizações não devem ser entendidas como evidências históricas. As IAs utilizadas para colorizar e aprimorar a qualidade dos registros “preenchem” os detalhes e rostos não capturados pelas câmeras da época. Para isso, utilizam outras fotos e vídeos do mesmo período, alinhados à própria inteligência, aumentando os detalhes da fisionomia humana e adicionando cores às roupas e edifícios.

+ 10 fotógrafos influentes para você se inspirar

O que estava acontecendo no fim do século 19

A década de 1890 é internacionalmente marcada pelo início da recuperação econômica após o período de recessão conhecido como Longa Depressão (1873-1896). O crescimento resultaria na Belle Époque (1896-1914), um movimento social e cultural que marcou a Europa. Além disso, os avanços tecnológicos da Segunda Revolução Industrial traziam para o dia a dia a revolução dos automóveis, além da introdução da eletricidade, da gasolina e da química orgânica nas indústrias.

Continua após a publicidade

O clima era de modernidade e avanço urbano, mas nem tudo eram flores. A pandemia de um vírus respiratório tirou a vida de cerca de 1 milhão de pessoas entre 1889 e 1890. Acredita-se que somente na Europa, a influenza, conhecida como gripe asiática ou gripe russa matou cerca de 300 mil pessoas.

Na mesma década, um vírus animal também varreu o continente africano, matando milhões de cabeças de gado bovino e outros animais, como búfalos, girafas e ovelhas, o que levou a uma expressiva crise alimentícia.

Alguns conflitos marcantes do período foram a guerra entre Japão e China (1894–1895), entre Espanha e Estados Unidos (1898), e a Guerra de Independência das Filipinas (1899 e 1902).

Continua após a publicidade

Na Ciência, viu-se Becquerel descobrindo a radioatividade, assim como Wilhelm Röntgen, o raio-X. Elementos como hélio, neônio, criptônio e xenônio foram encontrados pela primeira vez na Terra.

No campo da literatura, Oscar Wilde publicava “O Retrato de Dorian Gray”, em 1890, e as primeiras histórias do detetive Sherlock Holmes eram publicadas por Sir Arthur Conan Doyle em 1891. Em 1895, o livro “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells dá o pontapé inicial a um novo gênero literário: a ficção científica. Já em 1897, “Drácula”, de Bram Stoker, chegava às livrarias.

Em 1896, a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos acontece em Atenas, com 241 atletas masculinos representando 14 países.

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Publicidade
Veja como era o cotidiano no século 19 em vídeos coloridos
Repertório Cultural
Veja como era o cotidiano no século 19 em vídeos coloridos
A partir de gravações remasterizadas e coloridas, é possível mergulhar no dia a dia do período e perceber que as coisas nem eram tão diferentes assim

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.