Oscar 2023: 7 filmes para ampliar seu repertório
Candidatos deste ano retratam questões sociais, filosóficas, fatos históricos e até mesmo sobre o multiverso
No dia 12 de março, acontece a 95ª cerimônia de premiação do Oscar. Mas será que em pleno ano de vestibular vale a pena tirar um tempo para maratonar alguns indicados? A resposta é sim! Diversas obras que concorrem ao prêmio podem ser usadas na redação para mostrar um repertório diverso, amplo e crítico.
Seja para citá-las de forma direta, contextualizar uma determinada situação, defender um argumento, ilustrar uma ideia ou para se sentir inspirado na hora de redigir o texto, são obras que abordam temas relevantes na sociedade. E tem para todos os gostos: filmes, documentários e até animações.
Para te ajudar a entender como aplicar essas ideias na prática, o GUIA DO ESTUDANTE separou alguns indicados que se encaixam nesse perfil. Os títulos não abordam uma disciplina específica ou os conteúdos vistos em sala de aula de maneira direta, mas a ideia aqui é você ampliar sua bagagem cultural. Dessa forma, você se sente mais seguro para mostrar para a banca que seus conhecimentos vão além do que você aprendeu nos livros didáticos, e que é capaz de construir relações usando diferentes referências.
Confira abaixo quais são esses indicados, onde assisti-los e os principais assuntos que se destacam em cada produção:
Nada de Novo no Front
Com nove indicações ao Oscar, o filme alemão é uma adaptação do romance homônimo do escritor Erich Maria Remarque e apresenta a trajetória de um jovem, Paul Bäumer, que é convocado para a linha de frente da Primeira Guerra Mundial. A euforia de Paul e seus amigos, que se alistaram voluntariamente, de lutar pela Alemanha e defender valores patrióticos, logo é abalada pelos horrores da guerra.
A produção traz cenas fortes e ajuda a entender qual era a realidade dos soldados nas trincheiras. Um dos pontos altos foi mostrar o contraste discrepante entre a fome, a sujeira, o desespero dos soldados e a precariedade de tudo que os cercava em comparação com a tranquilidade, as futilidades e o conforto dos governantes que tomariam as decisões sobre o futuro do conflito.
Assim, o filme da Netflix é uma ferramenta para compreender o contexto da Primeira Guerra e se aprofundar no tema – o que pode ser útil não apenas para a redação, mas para questões de história sobre o assunto.
Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Filme Internacional.
Disponível na Netflix.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
O filme com mais indicações ao Oscar 2023 não poderia ficar de fora da lista. Explorando o multiverso, diferentes realidades, ficção científica, humor e muita fantasia, a obra mostra a vida de uma imigrante chinesa que está sobrecarregada com as tarefas do seu dia a dia, além de encarar dificuldades na relação com seu marido, sua filha e seu pai.
Mas o enredo e todas as cenas bizarras servem de pano de fundo para mergulhar em temas complexos, como saúde mental, depressão, conflitos familiares, expectativas e sonhos não realizados, busca por aceitação e preconceitos e dificuldades enfrentadas por imigrantes.
Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Edição e Melhor Figurino.
Disponível no Prime Video, no YouTube, no Google Play e na Apple TV.
A Baleia
“A Baleia” conta a história de Charlie, um homem com obesidade mórbida e que tem dificuldade de locomoção, lutando contra a compulsão alimentar. O personagem é professor e dá aulas online com a câmera desligada por vergonha de sua aparência. Ele conta com a ajuda de sua amiga e enfermeira para tarefas do dia a dia e, ao longo do enredo, tenta recuperar a relação com a filha adolescente.
A ambientação das cenas, que ocorrem sempre em seu escuro apartamento, passa uma sensação de claustrofobia e busca transmitir ao telespectador as limitações de Charlie.
Assim, o longa aborda temas como transtornos alimentares, as consequências da obesidade mórbida e seus impactos físicos e psicológicos, gordofobia, religião e alienação parental.
Indicações: Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Cabelo e Maquiagem.
O filme ainda está em exibição nos cinemas.
Entre Mulheres
Inspirado no livro homônimo escrito por Miriam Toews, o filme mostra mulheres que vivem isoladas em uma comunidade que segue a religião da igreja Menonita. Há dois anos, durante a noite, elas são drogadas e estupradas por homens da região sob a justificativa de que estão sendo punidas por seus pecados. Quando esses homens vão embora, elas têm 48 horas para decidirem se irão fugir, fazer uma rebelião ou aceitarem a situação.
Feminismo, machismo, violência sexual, religião, abuso psicológico e luta por direitos estão entre os principais assuntos explorados. Os diálogos e reflexões levantadas pelas personagens são outro destaque do longa.
Indicações: Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.
Disponível no Disney+.
+ Glossário do feminismo: entenda os termos usados pelo movimento
Red: Crescer é uma Fera
Animações também podem ser excelentes ferramentas para enriquecer seu repertório e esse é o caso de “Red: Crescer é uma Fera”. O longa aborda a trajetória de Mei Lee, uma jovem de 13 anos que, além de encarar os desafios do início da adolescência, precisa lidar com uma tradição que ocorre com as mulheres de sua família: toda vez que passa por uma emoção mais intensa, a garota se transforma em um panda vermelho.
Com esse pano de fundo e usando a tradição familiar como uma metáfora para as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem entre a infância e a adolescência, a obra explora temas como amadurecimento, ansiedade e inseguranças e dilemas típicos dessa fase, incluindo questões comportamentais em torno de relacionamentos amorosos, aceitação e mudanças de personalidade.
Vale lembrar que, no passado, a Disney concorreu ao Oscar com a animação Luca, uma produção que também pode te ajudar no vestibular.
Indicação: Melhor Animação Em Longa-Metragem.
Disponível no Disney+.
Argentina, 1985
Baseado em uma história real, o filme trata da investigação que levou militares à justiça por crimes cometidos durante a ditadura na Argentina. O processo judicial e o julgamento em si, realizado menos de dois anos após o retorno da democracia, ajudaram a mostrar para a população o que tinha ocorrido no país. Além disso, o longa explora a necessidade de responsabilização e punição de torturadores, e a tentativa dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo de levar justiça às vítimas.
Apesar de focar na história da ditadura da Argentina, a obra ajuda a entender o contexto histórico, os abusos, crimes, censuras e horrores das ditaduras da América Latina como um todo.
Indicação: Melhor Filme Internacional.
Disponível no Prime Video.
A House Made of Splinters (Uma Casa Feita de Estilhaços, em tradução livre)
O documentário retrata um abrigo temporário para crianças em situação de vulnerabilidade social em Lysychansk, no leste da Ucrânia – região que, desde 2014, é ameaçada por forças separatistas pró-Rússia.
Além de mostrar uma das consequências “esquecidas” de uma guerra e explorar a questão da adoção, a produção também aborda temas como desagregação familiar, abandono parental, alcoolismo, consumo de drogas e violência doméstica.
Indicação: Melhor Documentário Em Longa-Metragem.
Disponível no Prime Video.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.