Oferta Relâmpago: Assine por apenas 1,99

6 livros com temática de Natal para descansar neste final de ano

Clássico inglês, livro infantil e romance policial: tem um pouco de tudo nesta lista – que não é do Papai Noel, mas deixa você no clima do Natal

Por Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 dez 2022, 16h45 • Atualizado em 19 dez 2023, 19h29
Livro aberto ao lado de decorações de natal.
Uma lista de leituras para se divertir durante as celebrações natalinas (Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade
  • O Natal chegou e com ele o merecido período de descanso! Quer dizer, nem sempre é tão simples assim… para os vestibulandos, o fim de ano representa um verdadeiro mix de sentimentos: além do cansaço acumulado ao longo dos meses, é o momento de se preparar para as segundas fases e ainda encontrar um tempinho para festejar com quem você gosta.

    O GUIA DO ESTUDANTE já alertou: aproveitar o Natal para descansar é, na verdade, uma boa tática para renovar as energias e encarar as últimas provas de janeiro com mais disposição. E para um bom descanso, nada melhor do que uma dose de leituras prazerosas.

    Para entrar no clima do ho, ho, ho, preparamos uma lista com seis leituras para descansar no recesso. Nada de livro densos, muito longos, ou com uma linguagem rebuscada. A ideia aqui é se divertir com histórias curtas e leves que vão despertar no leitor o melhor do espírito natalino. Tem desde clássicos da literatura nacional até mistérios de detetive. Confira!

    1 – “O Peru de Natal“, de Mário de Andrade

    O peru de Natal e outros contos de Mário de Andrade

    Livro "O Peru de Natal", de Mário de Andrade

    Nesta adaptação cuidadosamente feita em HQ, a essência da linguagem e dos enredos de quatro de seus contos foram preservadas e adaptadas com rigor e fidelidade. A seleção inclui o conto “Peru de Natal”

    Publicado pela primeira vez em 1942 na Revista da Academia Paulista de Letras, este conto de Mário de Andrade é uma ode às tradições (ou à quebra delas) de fim de ano. O autor, que é um dos principais nomes do modernismo no Brasil, narra em “O Peru de Natal” a noite de Natal de uma família que perdeu o patriarca poucos meses antes. O pai, com fama de mão de vaca, nunca permitiu que comessem peru na noite de Natal. Até que Juca, o filho tido como louco da família, decide colocar um fim nesse jejum.

    2 – “Natal na Barca“, de Lygia Fagundes Telles

    Antes do baile verde

    Livro "Antes do Baile Verde", de Lygia Fagundes Telles

    Reunião de narrativas escritas entre 1949 e 1969, Antes do baile verde é considerado por muitos críticos o livro de contos literariamente mais bem-sucedido de Lygia Fagundes Telles.

    Continua após a publicidade

    Em uma noite de Natal, uma mulher viaja em uma barca ao lado de outros quatro estranhos. Ao redor da pequena embarcação, nada além da escuridão. O silêncio é quebrado quando um dos passageiros, uma mulher com um bebê no colo, diz que aquele rio é verde e quente pelas manhãs. Este conto de Lygia Fagundes Telles foi publicado em 1970 na coletânea “Antes do Baile Verde“. Nele, não há piscas-piscas, guirlandas  ou refeições fartas; o cenário fúnebre, no entanto, abre as portas para um milagre.

    3 – “Um Conto de Natal“, de Charles Dickens

    Um conto de Natal

    Livro "Um Conto de Natal", de Charles Dickens

    Publicado originalmente em 1843, Um conto de Natal é o clássico com o qual Charles Dickens se tornou o inventor do Natal como celebramos hoje.

    O clássico dos clássicos tem um nome. O romance “Um Conto de Natal“, do inglês Charles Dickens, talvez seja a história de Natal mais conhecida do Ocidente. Publicada em 1843, já ganhou adaptações para o teatro, cinema e televisão. Tem até uma versão estrelada pelos Muppets! Na história, Scrooge, um velho rabugento e miserável, abomina as celebrações do Natal e enxerga a noite como um grande desperdício de tempo e dinheiro. As coisas começam a mudar quando ele é assombrado por três fantasmas que lhe mostram três visões diferentes: o passado, o presente e o futuro.

    4 – “O Natal de Hercule Poirot“, de Agatha Christie

    O Natal de Hercule Poirot

    Livro "O Natal de Hercule Poirot", de Agatha Christie

    Quando o abastado Simeon Lee convidou seus quatro filhos e respectivas esposas para o Natal, não tinha em mente um reencontro caloroso. A ocasião era apenas um pretexto para anunciar, em meio a vociferações e insultos, que seu testamento seria alterado após as celebrações.

    Continua após a publicidade

    Que tal relaxar no Natal se deleitando com um clássico romance policial? O famoso detetive Hercule Poirot não escapa do seu trabalho nem mesmo na noite de Natal! Neste livro de 1938, Agatha Christie dá vida a mais um crime instigante: quando o patriarca de uma rica, mas conflituosa família convida todos para passarem a ceia de Natal juntos, a celebração é interrompida por um grito de pavor. A noite que começou com uma festança, termina com um corpo sem vida e uma lista de suspeitos. Em “O Natal de Hercule Poirot“, Papai Noel não foi o único ocupado naquela noite…

    5 – “Via Crucis” de Clarice Lispector

    A via crucis do corpo

    Livro "A via crucis do corpo", de Clarice Lispector

    Cuidado, leitor, este livro requer coragem. Parece ser o desafio lançado por Clarice Lispector no prefácio “Explicação” de A via crucis do corpo, livro de 1974.

    A via crucis do corpo” é uma coletânea de contos da mais célebre autora da literatura brasileira. Como o próprio nome sugere, Clarice Lispector faz nesta obra de 1974 uma verdadeira viagem pelo corpo, passando tanto por suas instâncias físicas quanto psicológicas. No conto que leva o nome do livro, uma mulher virgem vê sua menstruação atrasar e descobre estar no terceiro mês de gestação. Crente que está carregando no ventre o novo Messias, passa, ao lado do marido, a se preparar para a chegada do bebê no dia 25 de dezembro.

    6 – “O Natal de Charlie Brown“, de Charles M. Schulz

    O Natal de Charlie Brown

    Livro "O Natal de Charlie Brown"

    A melhor época do ano está chegando – é Natal. As famílias estão enfeitando suas árvores, comprando presentes e combinando onde vão passar essa noite tão especial. Mas para Charlie Brown, o espírito natalino já não é mais o mesmo, e a festa se tornou um grande evento comercial.

    Continua após a publicidade

    Natal não é Natal sem um gostinho de infância. E para resgatar as memórias, ninguém melhor do que o melancólico Charlie Brown. Em “O Natal de Charlie Brown”, o garoto está inculcado com uma desilusão: acredita que o Natal tenha perdido o seu significado e se tornado uma festa comercial. Seus amigos até tentam, mas ninguém consegue o animar pobre Charlie para a celebração. Uma nova esperança surge, porém, quando uma árvore miúda, feia e sem folhas entra em cena.

     Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

    Publicidade
    6 livros com temática de Natal para descansar neste final de ano
    Repertório Cultural
    6 livros com temática de Natal para descansar neste final de ano
    Clássico inglês, livro infantil e romance policial: tem um pouco de tudo nesta lista – que não é do Papai Noel, mas deixa você no clima do Natal

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    OFERTA RELÂMPAGO

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    Plano Mensal
    Plano Mensal

    R$ 19,90/mês