Há 408 anos, morria o maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare. O autor inglês faleceu em 23 de abril, mesmo dia de seu aniversário – embora algumas teorias apontem que a coincidência de datas foi obra de biógrafos. Mas este não é o único fato curioso para se recordar a respeito dele.
Séculos após serem escritas, suas obras ainda são lembradas e inspiram livros, filmes, peças e a arte de modo geral. É por isso que, se você acha que por não ter lido Romeu e Julieta ou Hamlet nunca esteve em contato com o escritor, está muito enganado. Já ouviu falar na clássica animação da Disney, O Rei Leão? E na comédia-romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você? Acredite, Shakespeare está por trás delas. Conheça abaixo 5 filmes que você não sabia, mas foram inspirados nas obras do dramaturgo.
+ O que Shakespeare nos diz sobre a política brasileira?
O Rei Leão
Um rei que é assassinado pelo irmão invejoso, despertando o sentimento de vingança do único sobrinho e herdeiro legítimo do trono. Essa poderia ser a sinopse do clássico da Disney, O Rei Leão, mas é também o resumo da trama de Hamlet, a peça mais longa escrita por William Shakespeare. Na obra original, o rei Hamlet é envenenado por seu irmão, Cláudio, que em seguida toma o trono casando-se com a rainha viúva. Assombrado pelo espírito de seu pai, o príncipe Hamlet de Dinamarca decide lutar contra o próprio tio e retomar o trono que lhe é de direito.
+ Essa professora ensina História a partir de animações
Todos menos você
A comédia romântica lançada em 2023 conta a história de amor de Bea e Ben, que se conhecem pelo acaso e tem um único encontro bem-sucedido. Dali em diante, um mal entendido faz com que se tornem inimigos mortais, até que se veem obrigados a conviver quando a irmã de Bea decide se casar com a melhor amiga de Ben. Para não arruinar o casamento, amigos e familiares decidem armar um plano para unir os protagonistas.
É mais ou menos isto que acontece na comédia de Shakespeare intitulada Muito Barulho por Nada. Benedito e Beatriz estão ainda apaixonados, mas vivem brigando e não assumem o que sentem um pelo outro. Os amigos, para se divertir, dizem para Beatriz que Benedito está apaixonado por ela, e vice-versa.
Ela é o cara
O diretor Andy Fickman não hesitou um só instante em deixar bem claro que a comédia Ela é o Cara foi inspirada na peça Noite de Reis, escrita por Shakespeare. Até os nomes dos personagens se repetem: Duque, Viola, Olívia, Sebastian. Na história do dramaturgo inglês, Viola disfarça-se de homem quando pensa que seu irmão gêmeo, Sebastian, morreu em um naufrágio. Então, arruma como trabalho enviar as cartas de um casal apaixonado, Duque e Olívia. Em pouco tempo, Viola se vê apaixonada por Duque, enquanto Olívia apaixona-se por Viola acreditando que ela seja um homem. Uma verdadeira confusão!
Agora imagine essa história se passando em pleno século 21, quando Viola é, na verdade, uma estudante de Ensino Médio apaixonada por jogar futebol. Quando o time feminino de sua escola é extinto, a protagonista decide de fantasiar do irmão gêmeo, Sebastian, para jogar no time masculino da escola rival – mas acaba se apaixonando pelo colega Duque, e o resto da história você imagina.
+ Shrek e a quebra de estereótipos nas obras de ficção
10 coisas que eu odeio em você
Mais um clássico das comédias românticas, estrelado por Julia Stiles e Heath Ledger em 1999. No filme, a protagonista Kat é retratada como uma mulher impetuosa: não tenta agradar a ninguém, pouco se importa com romances e não é vaidosa. O completo oposto de sua irmã mais nova, Bianca, que não vê a hora de namorar. Tudo muda quando o pai das adolescentes coloca uma regra: a caçula só estará livre para um romance quando Kat conhecer um namorado.
Kat é A Megera Domada, de William Shakespeare. Na peça, a jovem Katherine é cortejada pelo grosseiro Petrucchio (interpretado por Heath Ledger no filme contemporâneo), com o objetivo de tirá-la do caminho de Bianca e permitir que a irmã mais nova enfim se case.
Amor, Sublime Amor
A última referência da lista não demanda muitas explicações: Romeu e Julieta é, de longe, uma das histórias de amor mais famosas de todos os tempos. Filhos de famílias rivais, os Capuleto e os Montéquio, Romeu e Julieta apaixonam-se e precisam enfrentar a resistência dos familiares para ficarem juntos. A história termina em tragédia, com ambos suicidando-se.
Não faltam referências a essa obra de Shakespeare na literatura e no cinema, mas uma das mais famosas é Amor, Sublime Amor (West Side Story). A história de Tony e Maria, dois jovens de gangues rivais que se apaixonam na Nova York dos anos 1950, estreou na Broadway em 1957 e acabou adaptada duas vezes para o cinema – a mais recente versão, lançada em 2021, foi dirigida por Steven Spielberg.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.