“A escola de Atenas”, uma das mais famosas pinturas da história, é obra do pintor renascentista Raffaello Sanzio (1483-1520) – ou simplesmente Rafael, como é conhecido no Brasil. O afresco foi feito por encomenda do Vaticano, e ocupa a sala que já foi biblioteca e escritório do papa Júlio II.
A temática central da obra é a Filosofia, e é possível identificar alguns pensadores da Grécia Antiga como Parmênides, Heráclito, Sócrates, Euclides e, claro, Platão e Aristóteles, representados no centro da pintura.
Cada um dos dois filósofos carrega nas mãos sua principal obra: Platão com “Timeu” e Aristóteles com “Ética a Nicômaco”. Ambos os livros trouxeram contribuições para o pensamento filosófico ao discutirem temas como a relação com a natureza, o mundo físico, a ética e a racionalidade.
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É importante ressaltar, no entanto, que Aristóteles e Platão tinham visões distintas a respeito da filosofia e da vida, e a forma como estão representados na obra deixa entrever essas diferenças.
Platão, descalço e usando vestes simples, aponta para cima em referência ao mundo das ideias (ou inteligível). Segundo ele, este mundo, que está acima dos homens, seria o real, e só é possível atingi-lo por meio da reflexão profunda. Já Aristóteles, bem vestido e calçando sandálias, aponta para baixo, referindo-se ao seu pensamento empírico a respeito da vida. Para o filósofo, o que importa é a vida – sempre virtuosa – que se leva no mundo material.
Vale destacar ainda outros dois personagens que aparecem na pintura e distinguem-se dos filósofos: as estátuas de Apolo, deus grego da Luz, e de Atena, deusa da sabedoria.
“A escola de Atenas”, pintada entre 1509 e 1510, é uma das mais importantes obras do renascentismo e representa o resgate dos valores clássicos e do pensamento racional.
O quadro “A Escola de Atenas” no vestibular
Em 2014, “A Escola de Atenas” apareceu em uma questão de Filosofia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com destaque apenas para a parte da pintura onde estão representados Platão e Aristóteles. O candidato deveria associar o gesto do primeiro, que aponta para o alto, às suas concepções filosóficas.
Observe:
O gabarito oficial apontava a alternativa B como a correta. Segundo resolução do Anglo, “no afresco de Rafael, o gesto platônico é tradicionalmente interpretado como uma referência à teoria do conhecimento de Platão, que afirma que o conhecimento verdadeiro exige a libertação das aparências do mundo sensível e uma ascese ao mundo das essências, ao universo inteligível. Esse universo, que transcende as experiências do mundo material, é atingido por meio do método dialético, do qual os diálogos platônicos são exemplo e comprovação.”
É bem comum encontrar questões envolvendo obras de artes no vestibular. Fugindo do decoreba, essas questões cobram do estudante sua habilidade interpretativa e de fazer uma leitura intertextual. Por isso, é fundamental treinar o olhar crítico sobre as obras de arte, fazendo conexões e trazendo referências.
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