Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Dia da Visibilidade Bissexual: 5 livros com personagens bissexuais

Dos clássicos aos fenômenos do TikTok, estas histórias narram diferentes perspectivas da experiência bissexual na sociedade

Por Ludimila Ferreira
23 set 2025, 16h54
5 livros com personagens bissexuais
 (Guia do Estudante/Amazon/Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Todo ano, 23 de setembro marca o “Dia da Visibilidade Bissexual”. A data foi escolhida por três ativistas bissexuais dos Estados Unidos: Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur com o objetivo de protestar contra a invisibilidade bi dentro e fora da comunidade LGBTQIAPN+. E nada melhor do que conhecer essa causa com livros.

Estas obras apresentam personagens bissexuais e suas diversas vivências na sociedade – mas sem se limitar a apenas este aspecto. Você lerá sobre religião, racismo, política e até misoginia.

Abaixo, conheça 5 livros com narrativas diferentes que contam as histórias de jovens que “gostam de meninos e meninas”, como diria a banda brasileira “Legião Urbana”.

+ Dicionário LGBTQ+: entenda os termos usados pelo movimento

1. “Minha versão de você”, por Christina Lauren

“Sou apenas um garoto bissexual, meio-judeu, que está apaixonado por um garoto mórmon. Para mim, o futuro não é tão claro.”, essa é uma das frases do livro “Minha versão de você” de Christina Lauren.

O livro se passa em Utah, cidade dos Estados Unidos famosa por ser o berço dos mórmons. A partir do preconceito no meio religioso, a narrativa conta a história de Tanner Scott, que empurra sua bissexualidade de volta para o armário ao ir embora da Califórnia com a família. O único objetivo dele é sobreviver ao final da escola com discrição.

Porém, ao participar de um desafio de escrita com Autumn, sua melhor amiga, ele conhece Sebastian Brother, o prodígio mórmon que, nas aulas do ano anterior, escreveu e publicou o próprio livro, e agora orienta a turma. É neste momento que Tanner vê que não conseguirá negar mais quem é e o que sente.

Continua após a publicidade

"Minha versão de você", por Christina Lauren

Minha versão de você

+ Visibilidade LGBTQIA+: 7 filmes importantes sobre o tema

2. “Conectadas”, por Clara Alves

Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais ― pelo menos virtualmente.

Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra na outra uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: ela joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina. Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente. Só que ainda não sente pronta para se assumir ― muito menos para perder a garota que ama.

Ela leva a mentira adiante, afinal, qual é a chance de as duas se conhecerem pessoalmente, morando em cidades diferentes? Todas, se uma feira geek em São Paulo aparecer no meio do caminho!

Continua após a publicidade

"Conectadas", por Clara Alves

Conectadas

+ 5 momentos históricos da luta contra a homofobia no Brasil e no mundo

3. “Vermelho, branco e sangue azul”, por Casey McQuiston

O livro, que foi adaptado para as telinhas pela Amazon Prime, mostra o relacionamento crescente de Alex Claremont-Diaz, filho da presidenta dos Estados Unidos, e do príncipe herdeiro da Inglaterra, Henry. Um enemies to lovers que discute sexualidade com leveza, mostrando a importância de se aceitar.

Para evitar um desastre diplomático, Alex e Henry passam um fim de semana fingindo serem melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?

“Pessoas heterossexuais, pensa ele, provavelmente não passam tanto tempo tentando se convencer de que são heterossexuais.”, é uma das passagens do livro que questiona a normalização da heterossexualidade pela sociedade.

Continua após a publicidade

"Vermelho, branco e sangue azul", por Casey McQuiston

Vermelho, branco e sangue azul

+ 7 momentos importantes do movimento LGBTQIA+

4. “Terra estranha”, por James Baldwin

Tendo como pano de fundo a agitada cena musical de Nova York dos anos 1950, “Terra estranha” é um retrato franco sobre bissexualidade e relações inter-raciais, publicado em uma época em que esses assuntos eram tabu.

Os temas são acompanhados dos clubes de jazz de Greenwich Village, onde Rufus, um baterista negro em decadência, se envolve com Leona, uma mulher branca nascida no sul dos Estados Unidos.

O racismo, a homofobia e a misoginia estão presentes durante toda a narrativa, ao lado da questão LGBTQIAPN+. A fluidez na sexualidade é escancarada, demonstrando que tudo é possível, quando há total entrega aos próprios sentimentos.

Continua após a publicidade

"Terra estranha", por James Baldwin

Terra estranha

+ 12 livros para estudar a história do movimento LGBTQIA+

5. “Conversas entre amigos”, por Sally Rooney

Frances, uma estudante de 21 anos que vive em Dublin, é escritora e apresenta em público suas peças de poesia com Bobbi, sua ex-namorada e melhor amiga. Ela é tímida, austera e distante; Bobbi é mais comunicativa e de fácil trato.

Quando Melissa, uma fotógrafa e ensaísta, se aproxima de ambas para oferecer um perfil em uma renomada revista, elas aceitam com entusiasmo. Enquanto o encanto de Bobbi por Melissa aumenta, Frances se aproxima pouco a pouco de Nick, o marido-ator da fotógrafa, não muito bem-sucedido.

A relação de poder que se estabelece entre os quatro se torna cada vez mais complexa enquanto a autora entrega um relato sobre as paixões e perigos da juventude, conciliando vulnerabilidade e força em um mundo que não tem nada de trivial.

Continua após a publicidade

"Conversas entre amigos", por Sally Rooney

Conversas entre amigos

+ 5 dados que expõem o desafio da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Compartilhe essa matéria via:

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Dia da Visibilidade Bissexual: 5 livros com personagens bissexuais
Repertório Cultural
Dia da Visibilidade Bissexual: 5 livros com personagens bissexuais
Dos clássicos aos fenômenos do TikTok, estas histórias narram diferentes perspectivas da experiência bissexual na sociedade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês