Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Dia da Escola: 6 filmes para matar a saudade da sala de aula

As produções falam da importância do ambiente escolar e da relação entre alunos e professores

Por Juliana Morales, Wender Starlles
Atualizado em 15 mar 2023, 11h32 - Publicado em 15 mar 2023, 10h00

Nesta quarta-feira, 15 de março, é comemorado o Dia da Escola. A gente sabe que às vezes bate o desânimo de acordar cedo ou encarar a bateria de aulas, mas quem nunca se pegou com saudade do lanche na hora do intervalo, das conversas nos corredores, das aulas que fazem os olhos brilharem e até da adrenalina em receber as notas das provas? 

Escola é espaço de aprendizado, de socialização, de conviver com as diferenças e se preparar para o mundo. Por isso, aproveitamos essa data para indicar 6 filmes que mostram as muitas faces das escolas. Prepara a pipoca!

Moxie : Quando as garotas Vão à Luta

O filme mostra o papel importante da escola como ambiente de conflito, debate e luta por igualdade. No longa adolescente, a protagonista Vivian, acompanhada de suas amigas, começa a descobrir o feminismo durante o Ensino Médio. 

Nesse contexto, muitas questões do universo escolar são debatidas, como a função dos professores e coordenadores em casos de sexismo e assédio. O GUIA elencou mais pontos interessantes sobre o movimento feminista tratados no filme, confira nesta reportagem

Disponível na Netflix.

Sociedade dos Poetas Mortos

Continua após a publicidade

Com a chegada do novo professor de literatura John Keating e seus métodos de incentivo à reflexão e debate, o grupo de alunos da escola preparatória Welton Academy começa a questionar ideias conservadoras impostas pela instituição.

O filme aborda a importância do pensamento crítico e das expressões artísticas. É uma ótima inspiração, ainda mais em momentos de ensino remoto e muitos desafios na educação, para continuar buscando conhecimento, apesar das dificuldades. 

Além de inspiração, é possível explorar  “Sociedade dos Poetas Mortos” a partir de diversos aspectos para usá-lo na redação do vestibular. Confira aqui como explorar o enredo e enriquecer seu repertório. 

Disponível em Apple TV e Google Play.

Matilda

Continua após a publicidade

A relação entre professores e alunos passou por mudanças com o isolamento social. Vendo apenas pelo outro lado da tela, bateu saudade de estar mais próximo daquele professor querido, né? A história da garota Matilda Wormwood e sua parceria com a afetuosa professora Honey aquece o coração em tempos difíceis.

Negligenciada pelos pais, Matilda conta com a ajuda da professora para lidar com os problemas. O filme também mostra a importância da leitura no desenvolvimento do indivíduo. 

Confira nossa lista com mais professores inspiradores de filmes que podem te ajudar nos vestibulares.

Disponível em Netflix e Now.

Extraordinário 

Continua após a publicidade

Auggie Pullman é um garoto de 10 anos que nasceu com a síndrome de Treacher Collins, que causa uma deformidade no rosto. Por conta disso, a mãe do garoto, interpretada por Julia Roberts, decide educá-lo em casa para facilitar os cuidados médicos do filho. Mas quando o garoto está prestes a entrar no quinto ano, ela decide que Auggie comece a frequentar a escola.

Esse momento na vida do garoto se torna muito difícil, mas repleto de superação. O filme mostra  os desafios que ele precisa superar para conseguir estudar com as outras crianças, porque algumas o rejeitam por conta de sua aparência. 

Disponível em Now e Telecine.

O menino que descobriu o vento

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de William KamKwamba, um garoto de 13 anos, cujo seu maior sonho é conseguir estudar. Porém, como seus pais não têm condição de pagar as mensalidades de uma escola, ele começa a frequentar escondido uma biblioteca para aprender a como criar um moinho de vento. Os livros se tornaram uma ferramenta poderosa na transformação da realidade social em que o jovem vivia.

Continua após a publicidade

A invenção permitiu que a família do garoto e os moradores do vilarejo em Malawi, país na África Ocidental, conseguissem enfrentar uma forte seca depois de uma inundação. 

A história de William é um exemplo a ser seguido, porque mesmo com todas as dificuldades ele nunca desistiu da escola ou dos estudos.  

Disponível na Netflix.

Hoje eu quero voltar sozinho

Quem nunca viveu um amor durante o Ensino Médio, não é mesmo? Essa é a história de Leonardo, um garoto cego, que enfrenta algumas dificuldades na escola por conta da sua condição.  

Continua após a publicidade

Na escola ele precisa se esforçar sempre para conseguir acompanhar os conteúdos, além de ter que lidar com o preconceito que sofre por parte de alguns colegas. Mas Léo tem uma amiga inseparável que o defende desses ataques. 

Tudo muda com a chegada de Gabriel, um novo aluno, ao colégio. Eles formam um triângulo amoroso que envolve o público numa história repleta de descobertas sobre a própria sexualidade.

Disponível em Netflix e Now

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Publicidade
Dia da Escola: 6 filmes para matar a saudade da sala de aula
Repertório Cultural
Dia da Escola: 6 filmes para matar a saudade da sala de aula
As produções falam da importância do ambiente escolar e da relação entre alunos e professores

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.