3 vezes que Milton Nascimento apareceu nos vestibulares
Cantor foi homenageado pela Portela no Carnaval 2025 e suas músicas são repertórios poderosos para o vestibular

Neste Carnaval, o cantor brasileiro Milton Nascimento virou enredo e foi homenageado ao lado de outros artistas no desfile da Portela, uma das maiores escolas de samba do Rio de Janeiro. Mas essa não é a primeira vez que a importância do artista é lembrada: ele já apareceu algumas vezes em grandes vestibulares.
Abaixo, conheça a trajetória artística de Bituca e veja questões que já citaram seu nome no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e no vestibular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)!
+ Por que estudantes devem conhecer a obra de Chico Buarque
Quem é Milton Nascimento?
Milton Nascimento, nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1942, foi criado em Três Pontas, Minas Gerais. O artista, que tem ainda hoje um papel central na música popular brasileira, fez oposição à Ditadura Militar com famosas músicas de protesto como Cálice.
Um dos discos mais marcantes da MPB, “Milagre dos Peixes”, foi quase totalmente censurado pelo regime e se tornou basicamente um álbum instrumental: oito das 11 faixas foram gravadas sem letra, apenas com melodia.
Sua obra transita por temas como espiritualidade, identidade brasileira e justiça social, sendo reverenciado por artistas do mundo inteiro.
1. Proposta de redação da Fuvest em 2007
Em 2007 a proposta de redação da Fuvest, o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), girou em torno do tema “Amizade”. A banca apresentou uma coletânea de quatro textos breves, entre eles, um trecho da canção “Canção da América” de Milton Nascimento e Fernando Brant.
O candidato precisava redigir uma dissertação em prosa argumentando de modo a expor seu ponto de vista sobre o assunto. A prova de português completa pode ser encontrada neste link.
Veja a proposta:

+ Treine para a Fuvest com provas anteriores
2. Enem 2023 – PPL/Reaplicação
Em 2023, a canção “Menestrel das Alagoas” de Milton Nascimento caiu no Enem 2023 ao lado de “Aquarela do Brasil”.
O objetivo era que os estudantes identificassem de quais fatos históricos elas estavam falando e entre as opções estavam a crise inflacionária da Nova República, o confisco financeiro do início dos anos 1990 e a luta armada contra o Regime Militar. A prova completa pode ser encontrada neste link.
Veja a pergunta:

+ Enem: baixe todas as provas e gabaritos
3. Uerj 2021
Em 2021, Milton Nascimento apareceu na prova do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) no Exame Único de Questões Objetivas com a canção “Morro Velho”.
Ela foi texto de apoio para duas questões: uma sobre sociedade brasileira e outra questão de língua estrangeira, em inglês, espanhol e francês, que perguntava qual a interpretação da letra sobre a vida do trabalhador do campo. A prova completa pode ser encontrada neste link.
Veja a questão sobre sociedade:

+ Como garantir um Enem sem desespero? O segredo está no 1º ano do Ensino Médio
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.