Plano de estudos de Biologia – 9 meses
O professor de Biologia do Poliedro Rodrigo Paltrinieri Nardi montou um plano de estudos de nove meses com os temas principais da matéria. Os conteúdos são divididos por semana, e em cada uma delas, tem a indicação de uma videoaula do Curso Enem Guia do Estudante, além de resumos sobre os temas. É um ótimo jeito de criar uma rotina e saber quais assuntos merecem mais sua atenção. Confira!
Semana 1 – Organização celular
O que mais cai: Identificação de diferentes tipos celulares;
Estilo de questão: Questões curtas, com pouco texto. Reconhecimento de esquemas celulares;
Estratégia de prova: Comparação entre tipos celulares através de descrições e esquemas.
Confira a videoaula sobre organização celular
Veja também outro resumo sobre o tema
Semana 2 – Composição química das células procariontes e eucariontes
O que mais cai: Proteínas e enzimas;
Estilo de questão: Questões com textos para interpretação e reconhecimento das propriedades das substâncias;
Estratégia de prova: Reconhecer características e funções das diferentes substâncias para os seres vivos.
Confira a videoaula sobre composição química das células procariontes e eucariontes
Semana 3 – DNA e RNA
O que mais cai: Replicação, transcrição e tradução;
Estilo de questão: Questões curtas, com esquemas ou com textos para reconhecimento de processos;
Estratégia de prova: Reconhecer diferenças entre os termos utilizados e focar em síntese proteica.
Confira a videoaula sobre DNA e RNA
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 4 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 5 – Divisão celular
O que mais cai: Mitose e meiose;
Estilo de questão: Reconhecimento das diferentes fases dos processos e comparações entre elas, geralmente através de esquemas;
Estratégia de prova: Reconhecimento dos eventos que ocorrem em cada fase e dos esquemas relacionados a elas.
Confira a videoaula sobre divisão celular
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 6 – Respiração e fotossíntese
O que mais cai: Respiração celular aeróbia, fermentação e fotossíntese;
Estilo de questão: Questões com textos e equações gerais dos processos;
Estratégia de prova: Diferenças entre respiração e fermentação. Identificação da relação entre respiração e fotossíntese.
Confira a videoaula sobre respiração e fotossíntese
Semana 7 – Metabolismo das plantas
O que mais cai: Fotossíntese;
Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e equações da fotossíntese;
Estratégia de prova: Reconhecer os processos e funções das diferentes etapas da fotossíntese.
Confira a videoaula sobre metabolismo das plantas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 8 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 9 – Ecologia: conceitos principais
O que mais cai: Identificação de comunidade e população;
Estilo de questão: Questões com textos contextualizando uma situação para identificação de comunidades ou populações;
Estratégia de prova: Memorizar e reconhecer os termos relacionados.
Confira a videoaula sobre ecologia: conceitos principais
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 10 – Relações ecológicas
O que mais cai: Reconhecer os diferentes tipos de relações;
Estilo de questão: Questões com textos para identificação das relações;
Estratégia de prova: Memorização e reconhecimento dos diferentes tipos de relações entre os seres vivos.
Confira a videoaula sobre relações ecológicas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 11 – Relações entre seres vivos
O que mais cai: Reconhecer os diferentes tipos de relações;
Estilo de questão: Questões com textos para identificação das relações;
Estratégia de prova: Memorização e reconhecimento dos diferentes tipos de relações entre os seres vivos.
Confira a videoaula sobre relações entre os seres vivos
Semana 12 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 13 – Ciclos: água, carbono e nitrogênio
O que mais cai: Ciclos do carbono e nitrogênio;
Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos. Reconhecimento de processos e seres participantes;
Estratégia de prova: Reconhecer os processos que influenciam os ciclos (biológicos e geológicos) e os principais seres vivos que participam desses ciclos.
Confira a videoaula sobre ciclos: água, carbono e nitrogênio
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 14 – Ecologia e poluição
O que mais cai: Poluição;
Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos;
Estratégia de prova: Reconhecer diferentes processos e substâncias poluentes, relacionando com possíveis impactos ambientais.
Confira a videoaula sobre ecologia e poluição
Semana 15 – Poluição ambiental
O que mais cai: Tipos de poluição e impactos;
Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos;
Estratégia de prova: Reconhecer diferentes processos e substâncias poluentes, relacionando com possíveis impactos ambientais.
Confira a videoaula sobre poluição ambiental
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 16 – Aquecimento global e efeito estufa
O que mais cai: Aquecimento global;
Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e gráficos;
Estratégia de prova: Reconhecer processos de efeito estufa e sua relação com o aquecimento e impactos possíveis.
Confira a videoaula sobre aquecimento global e efeito estufa
Semana 17 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 18 – Vírus, bactérias e fungos
O que mais cai: Vírus e bactérias;
Estilo de questão: Questões com textos e esquemas de identificação dos seres e como se relacionam com humanos e ciclos ecológicos;
Estratégia de prova: Reconhecer as características desses seres e suas relações com ciclos ecológicos e populações humanas.
Confira a videoaula sobre vírus, bactérias e fungos
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 19 – Doenças
O que mais cai: Doenças bacterianas, protozooses e verminoses;
Estilo de questão: Questões com textos para identificação de doenças comuns;
Estratégia de prova: Reconhecer as diferentes doenças causadas por microrganismos em seres humanos.
Confira a videoaula sobre doenças
Semana 20 – Parasitoses humanas
O que mais cai: Protozooses e verminoses;
Estilo de questão: Questões com textos e esquemas para identificação de parasitoses;
Estratégia de prova: Reconhecer as diferentes doenças e ciclos de vida dos diferentes parasitas.
Confira a videoaula sobre parasitoses humanas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 21 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 22 – Teoria da evolução
O que mais cai: Teorias de Darwin – Wallace e de Lamarck;
Estilo de questão: Questões com textos para identificação de teorias evolutivas;
Estratégia de prova: Reconhecer as principais características das diferentes teorias e comparações entre elas.
Confira a videoaula sobre teoria da evolução
Semana 23 – Evolução e seleção natural
O que mais cai: Teoria de Darwin – Wallace e neodarwinismo;
Estilo de questão: Questões com textos para identificação de teorias evolutivas;
Estratégia de prova: Reconhecer as principais características das diferentes teorias e comparações entre elas.
Confira a videoaula sobre evolução e seleção natural
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 24 – Evolução das plantas
O que mais cai: Gimnospermas e Angiospermas;
Estilo de questão: Questões com textos, esquemas e árvores evolutivas para identificação de estruturas que surgiram ao longo da evolução das plantas;
Estratégia de prova: Reconhecer a história evolutiva dos vegetais e reconhecer estruturas que surgiram em cada grupo.
Confira a videoaula sobre evolução das plantas
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 25 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 26 – Embriologia
O que mais cai: Características das etapas do desenvolvimento animal;
Estilo de questão: Questões com esquemas para identificação das diferentes etapas do desenvolvimento;
Estratégia de prova: Reconhecer os esquemas e eventos característicos de cada etapa.
Confira a videoaula sobre embriologia
Semana 27 – Vertebrados
O que mais cai: Evolução e características dos diferentes grupos de vertebrados;
Estilo de questão: Questões com textos, gráficos e árvores evolutivas para identificação de grupos;
Estratégia de prova: Reconhecer a história evolutiva do grupo e as características de cada grupo vertebrado.
Confira a videoaula sobre vertebrados
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 28 – Fisiologia humana
O que mais cai: Digestório, circulatório e excretor;
Estilo de questão: Questões com textos e esquemas para reconhecimento dos sistemas;
Estratégia de prova: Reconhecer as características e funções dos órgãos que participam dos diferentes sistemas.
Confira a videoaula sobre fisiologia humana
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 29 – Fisiologia humana II
O que mais cai: Circulatório e endócrino;
Estilo de questão: Questões com textos e esquemas para reconhecimento dos sistemas;
Estratégia de prova: Reconhecer as características e funções dos órgãos que participam dos diferentes sistemas.
Confira a videoaula sobre fisiologia humana II
Semana 30 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 31 – Imunologia
O que mais cai: Tipos e funções celulares;
Estilo de questão: Questões com textos para identificação de processos e de células que participam do sistema imunológico;
Estratégia de prova: Reconhecer as diferentes células do sistema imunológico e como atuam na defesa do organismo.
Confira a videoaula sobre imunologia
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 32 – Variabilidade genética
O que mais cai: Mutações genéticas e outros eventos que geram variabilidade;
Estilo de questão: Questões com textos e esquemas sobre mutações e meiose;
Estratégia de prova: Reconhecer eventos que geram variabilidade e seus possíveis efeitos.
Confira a videoaula sobre variabilidade genética
Semana 33 – Genética mendeliana
O que mais cai: 1ª e 2ª leis de Mendel;
Estilo de questão: Questões com texto para cálculo de probabilidades;
Estratégia de prova: Reconhecer as leis de Mendel e cálculo das probabilidades associadas a elas.
Confira a videoaula sobre genética mendeliana
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 34 – Grupos sanguíneos
O que mais cai: Sistema ABO;
Estilo de questão: Questões com textos e esquemas focando em transfusão;
Estratégia de prova: Reconhecer características dos tipos sanguíneos e a compatibilidade entre eles para transfusão.
Confira a videoaula sobre grupos sanguíneos
Confira também o resumo sobre o tema
Semana 35 – Aproveite para descansar e focar em outras matérias
Semana 36 – Biotecnologia
O que mais cai: Clonagem e manipulação genética;
Estilo de questão: Questões com textos sobre processos de biotecnologia;
Estratégia de prova: Reconhecer os processos de biotecnologia e suas possíveis implicações.
Confira a videoaula sobre biotecnologia
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.