Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Vida Universitária

Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo os seus anos na faculdade
Continua após publicidade

Como funciona a iniciação científica?

Programa permite um primeiro contato com a pesquisa acadêmica

Por Ana Prado
Atualizado em 18 abr 2018, 18h38 - Publicado em 18 abr 2018, 18h35
 (GE/iStock)
Continua após publicidade

A faculdade não serve apenas para preparar você para o mercado de trabalho: ela também é a porta de entrada para quem deseja seguir a carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas e atuando como professor universitário.

Se você tem algum interesse em seguir esse caminho, ou se apenas quiser se aprofundar em algum tema de pesquisa, vale a pena considerar uma iniciação científica.

Trata-se de um programa voltado a alunos de graduação que permite desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sempre com a orientação de um pesquisador experiente vinculado à sua universidade.

O estudante pode fazer sua pesquisa com ou sem o auxílio de bolsas de fomento, como aquelas oferecidas pela FAPESP, CNPq ou CAPES. 

A iniciação geralmente dura um ano, e é preciso entregar um relatório parcial após seis meses e outro, final, após doze meses de pesquisa.

Continua após a publicidade

Estimativas mostram que quem faz iniciação tem uma probabilidade 2,2 vezes maior de concluir um mestrado do que aqueles que não participam desse tipo de atividade.

E isso faz sentido, já que permite ao aluno ter um contato bem maior com o mundo acadêmico e práticas de pesquisa. Dessa maneira, você já vai descobrir logo se realmente curte fazer isso e, se quiser fazer um mestrado depois de se formar, poderá começar com mais experiência – o que é sempre bom.

O Jornal da Universidade de São Paulo (USP) publicou um infográfico que explica de um jeito bem simples como a iniciação científica funciona. Veja abaixo!

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

E para quem se interessou e ainda está está no colégio, algumas universidades oferecem um programa de pré-iniciação científica. Veja neste link.

Como funciona a iniciação científica?
Disponível em https://jornal.usp.br/universidade/iniciacao-cientifica-e-o-primeiro-passo-para-se-tornar-pesquisador/ (Larissa Fernandes/Jornal da USP/Reprodução)

 

 

Publicidade

Como funciona a iniciação científica?
Estudo
Como funciona a iniciação científica?
Programa permite um primeiro contato com a pesquisa acadêmica

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.