Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Redação para o Enem e Vestibular

Por Blog
Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares

Proposta de redação da Fuvest: Relações pessoais no século 21

Envie o texto para correção até o dia 27 de dezembro

Por da redação
20 dez 2017, 19h39
 (DisobeyArt/iStock)
Continua após publicidade

Está participando do vestibular 2018 da Fuvest? A segunda fase começa no dia 7 de janeiro, já com uma prova de redação. Para ajudar na reta final, a proposta da semana foi elaborada com base nos parâmetros da prova, e será corrigida com os mesmos critérios. O tema é “A revolução das relações pessoais do século 21”. O texto pode ser enviado até a próxima quarta-feira (27)

Para participar, você deverá criar um perfil de usuário na plataforma Imaginie, selecionar a proposta e seguir as instruções para o envio da redação diretamente pelo site. Os primeiros a se cadastrarem por meio desse link terão direito a uma correção, sempre feita por dois ou mais professores, seguindo os mesmos critérios do exame. O Guia do Estudante vai distribuir 10 correções gratuitas por proposta.

ATENÇÃO: Para que sua redação seja publicada no blog, é preciso desenvolver a proposta correspondente à semana em curso! Ou seja, para os textos enviados até quarta-feira (27), a proposta deve ser a que está descrita abaixo.

Texto I

Hi, I’m here.

Essa é a primeira frase dita pelo sistema operacional Samantha (voz por Scarlett Johansson). A simples saudação anima, pois parece fazer referência ao curta-metragem lançado por Spike Jonze em 2011 chamado “I’m here”. Nele, Jonze nos faz imergir em uma história onde a relação homem-máquina transcende a função instrumental, apresentando-nos a dois robôs que se apaixonam e nutrem um sentimento tão forte que o ato de doar-se para o outro é feito sem hesitar.

No curta, o diretor coloca em questão se os seres lógicos construídos com chips e peças possuem mais sentimento e amor ao próximo do que os feitos de carne e osso. Contudo, em Her, o diretor faz absolutamente o contrário, exibe um relacionamento que parecia ser improvável e que vai além da relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. […]

Continua após a publicidade

Embora criados para facilitar a vida humana, o personagem principal utiliza a tecnologia para tornar mais fácil a convivência consigo mesmo. Uma vez que estava carente de perspectivas de vida, apaixonar-se pela voz de seu computador não parecia tão ilógico. Ainda mais quando é uma voz como a de Scarlett Johansson. Entretanto, uma descrição grossa e curta sobre o filme, reduzindo-o em “uma história de um homem que se apaixona por uma versão ultra tecnológica da Siri” é injusta e não compreende as reflexões presentes no contexto.

Esse conceito bruto pode até ter sido o ponto de partida de Spike Jonze ao pensar em Her. No entanto, sua mise en scene é construída de tal forma que um romance entre homem e máquina soa lúcida e porque não possível? Como uma ode a Annie Hall, eles tentam adivinhar as vidas de pessoas aleatórias e o piquenique com os amigos de Theodore que acham Samantha uma ótima companhia são exemplos de cenas em que acreditamos nessa possibilidade.

“Nosso mundo é cada vez mais amável, especialmente em Los Angeles. No entanto, cada vez um se sente mais isolado e só. No filme, não se sabe muito bem se esse futuro é utópico. Mas acho que nossa sociedade tende a isso. E, apesar de tudo o que precisa, sente-se cada vez mais só”. Spike Jonze

Disponível em: https://lounge.obviousmag.org/alpendre/2014/01/her-o-novo-filme-de-spike-jonze.html#ixzz51GEVZMVB  Acesso em 14 dezembro 2017.

Continua após a publicidade

Texto II

Para Primo (1997), a tecnologia tem a capacidade de modificar a sociedade. Assim como a internet revoluciona a comunicação humana, criando comunidades mesmo sem proximidade física. “A comunicação humana pode definir-se como interação social através de mensagens ou como processo pelo qual as relações humanas existem” (Alves, s.a., p. 1068). As relações humanas podem ser classificadas de duas formas: por contato primário ou direto e por contato secundário ou indireto.

A primeira corresponde a um tipo de relação fisicamente presencial, face a face. A segunda às relações sem contato físico, normalmente mediadas por computador. A comunicação molda a cultura porque “nós não vemos … a realidade … como ‘ela’ é, mas como são nossas linguagens. E nossas linguagens são nossas mídias. Nossas mídias são nossas metáforas. Nossas metáforas criam o conteúdo de nossa cultura”, (POSTMAN apud CASTELLS, 1999, p. 354). Se a cultura é modificada pela comunicação, a alteração destes meios acarreta em quais mudanças sociais? Muito mais do que uma troca de mensagens, a comunicação vai além de uma linguagem. Marcondes (1948) coloca como um espaço de troca de informações, sensações e vivências com o outro. Sendo hoje realizada por meio de aparelhos e máquinas eletrônicas, o autor também revela que “as tecnologias tentam artificialmente reagregar um mundo de contatos humanos que na prática já está totalmente rarefeito, pulverizado”.

Disponível em: https://www.esocite.org.br/eventos/tecsoc2011/cd-anais/arquivos/pdfs/artigos/gt007-interferenciado.pdf Acesso em 14 dezembro 2017.

 

Tendo em conta as ideias dos textos, além de outras informações que julgue relevantes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema “A revolução das relações pessoais do século XXI”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Instruções:

  • A redação deve ser uma dissertação, escrita de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
  • Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível.
  • Dê um título à sua redação.
Publicidade

Proposta de redação da Fuvest: Relações pessoais no século 21
Estudo
Proposta de redação da Fuvest: Relações pessoais no século 21
Envie o texto para correção até o dia 27 de dezembro

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.