Nova proposta de redação: EaD e democratização do ensino superior
A proposta de redação da semana foi tirada do Vestibular EAD 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Leia as instruções a seguir:
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi uma das primeiras instituições de ensino superior pública a experimentar a oferta da Educação a Distância (EAD). Em 2012, foi publicado o livro “A prática da Educação a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte” e, em sua apresentação, a professora Marta Pernambuco afirma que “A implementação da Educação a Distância, principalmente como forma de escolarização”, gera polêmicas.” Depois, ela faz alguns questionamentos, reproduzidos a seguir:
“É uma forma aligeirada e mais econômica, uma política de governo para ampliar a oferta dos sistemas escolares em diferentes níveis? […]
Será que as pessoas podem aprender de ‘verdade’ a distância? Sem a presença de um professor? É só um ‘faz de conta’, e o aluno sai dos cursos sem os conhecimentos “garantidos” em um curso presencial?”
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir das considerações feitas pela professora e do conhecimento prévio que você tem sobre a modalidade de Educação Superior a Distância, escreva um artigo de opinião, no qual você defenda um ponto de vista em resposta à seguinte questão:
A Educação a Distância é uma alternativa viável para a democratização da Educação Superior de qualidade no Brasil?
Seu artigo deverá, obrigatoriamente, atender às seguintes exigências:
– apresentar explicitamente um ponto de vista, fundamentado em, no mínimo, dois argumentos;
– ser redigido na variedade padrão da língua portuguesa;
– não ser escrito em versos;
– ter entre 180 e 300 palavras.
Você pode enviar seu texto até quinta-feira, dia 26 de março, para o e-mail: redacaoguia@gmail.com, em um anexo ou no corpo na mensagem. Coloque seu nome completo, idade e cidade. Ele poderá ser avaliado e publicado aqui no blog.
Importante: apenas uma redação será corrigida, mas lembre-se de que a melhor forma de se preparar para a prova de redação é treinando, certo?