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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Violência contra a criança

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 27 de março

Por Ana Lourenço
Atualizado em 29 mar 2017, 19h31 - Publicado em 29 mar 2017, 19h30
Análise de redação: Violência contra a criança
(Divulgação/Reprodução)

Com base na proposta do dia 27 de março (acesse aqui – você ainda pode enviar seu texto até domingo), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Ataque ao Cândido

[9]A violência, [1]em suas variadas formas, é a submissão de uma pessoa e a violação de seus direitos [2]como ser humano perante [3]a sociedade. Sustentando esse conceito, [8]observamos [4]atualmente um assíduo debate sobre a violência praticada contra crianças e adolescentes, de uma forma que não era vista antigamente. Essa nova forma consiste em uma discussão enfática, não só moral, mas também judicial [5]de como garantir os direitos desse grupo tão vulnerável.

[10]As questões de como assegurar o direito do menor vêm atreladas a um pensamento histórico que existe no senso comum das famílias brasileiras. Esse pensamento consiste na ideia de que as crianças são “propriedades” da família, sendo obrigadas a acatar e se submeter a qualquer decisão que os familiares achem que [6]lhe compete.[13] Concomitantemente[12], existe a prática generalizada de castigos físicos, que [7]sob pretexto de educar e repreender, colocam o jovem em uma situação de extrema vulnerabilidade, tendo como mediador apenas o discernimento e o bom senso do adulto em questão. Esses casos vão contra o estatuto da criança e do adolescente, que diz que o direito ao respeito consiste na inviolabilidade física.[11]

Nesse cenário, pais e mães são os principais acusados nas denúncias (cerca de 53% do total), e cerca de 70% dos casos acontecem dentro das residências, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos. A Unicef apresenta estatísticas desoladoras, sendo 129 denúncias por dia, ou seja, 5 casos por hora de violência física, psicológica, sexual ou negligência, isso unido ao pensamento de que a grande maioria dos casos nem chegam a ser denunciados. Em detrimento das estatísticas, é evidente a falta de estrutura por parte dos conselhos tutelares, a ineficiência das delegacias especializadas para um efetivo acompanhamento da ocorrência, bem como o despreparo de servidores e conselheiros tutelares.[14]

Visto isso, podemos concluir que há a necessidade de existir uma rede articulada de serviços e programas com efetivas estratégias de prevenção. Os órgãos públicos competentes precisam definir especificamente onde estão as principais falhas na manutenção da apuração dos processos e, assim, repará-las. Incentivar a população a denunciar, por meio de campanhas publicitárias e divulgação mais enfática do cenário atual, também é uma forma de prevenção. Nessa conjuntura, adere-se também a possibilidade de proporcionar ao próprio jovem uma circunstância favorável para ele falar sobre o assunto, criando programas de debate sobre o tema nas escolas, com o apoio psicológico e professores preparados para avistar qualquer tipo de indício de maus tratos.

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>> Veja algumas dicas de redação

Análise da redação do aluno

O aluno precisa ficar atento à coesão e ao uso dos conectivos para uma melhor fluidez do texto. Utilizar argumentos mais incisivos e ficar atento às regras gramaticais, principalmente na pontuação, aposto e ortografia.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1]Bom uso do aposto.

[2] Faltou a vírgula.

[3] O “a” é craseado.

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[4] Faltou a vírgula.

[5] Faltou a vírgula.

[6] O sujeito ainda é “crianças”, portanto, “lhes competem”.

[7] Aposto deve vir entre vírgulas.

 Competência II – Compreender a proposta:

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 [8] Uso da primeira pessoa.

[9] Boa introdução.

[10] Boa forma de desenvolvimento.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[11] Faltou um pouco de relação entre as ideias.

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Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[12] Bom recurso conectivo.

[13] Procure utilizar períodos mais curtos.

[14] Continua usando períodos muito longos.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

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[15] Apresentou boa conclusão.

Nota: 800

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