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Análise de redação: Riscos do uso de álcool e drogas por jovens

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 31 de julho

Por redação
15 ago 2017, 18h48
Análise de redação: Riscos do uso de álcool e drogas por jovens
(DragonImages/iStock)

Com base na proposta do dia 31 de julho (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

[4]Busca pelo prazer, autoafirmação, período de descobertas. Muitos fatores tornam os jovens mais suscetíveis a experimentar substancias psicoativas. Concomitantemente, a falta de ações efetivas para [3]alterar e prevenir essa realidade provoca o aumento do consumo de álcool e drogas entre os adolescentes no Brasil. Com isso, a integridade física, mental e social desses indivíduos encontra-se em risco. Sendo assim, é válido analisar as motivações e os corolários da problemática.

[8]A princípio, ressalta-se que a pressão dos pares[5] em consonância com a cultura de valorização de bebidas alcoólicas contribuem para o agravamento desse fenômeno nocivo. Afinal, de acordo com o filósofo Rousseau, o ser humano é um produto do ambiente em que vive. Sob esse aspecto, o incentivo dos amigos, o fácil acesso, a exposição e a exaltação da cerveja, por exemplo, realizada pela mídia e a ausência dos familiares respaldam e encorajam a ingestão de entorpecentes precocemente e, por vezes, de maneira excessiva.[6]

[9]Outrossim, segundo Mahatma Gandhi, o futuro dependerá dos atos perpetrados no presente. De forma análoga, os efeitos dos maus hábitos relacionados aos tóxicos são extensos e podem perdurar por toda a vida. Biologicamente, o cérebro, até os 21 anos, ainda está em processo de desenvolvimento[1], assim[2] a memória e a cognição podem ser prejudicadas. Ademais, tais compostos, após o uso, reduzem o senso crítico. Por conseguinte, os usuários tendem a ser mais vulneráveis à gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, violência, acidentes de trânsito e dependência química.[7]

Torna-se evidente, portanto, a premência por medidas a fim de prezar pelo bem-estar dessa geração. Logo, as emissoras de TV aberta poderiam incluir a questão em novelas por meio de personagens fictícios com o fito de estimular o debate e alertar, sobretudo, os responsáveis. Paralelamente, os pais são encarregados de dialogar e transmitir bons valores e, se necessário, monitorar, proibir comportamentos que comprometam a saúde dos filhos. O poder legislativo, por sua vez, poderia restringir as propagandas de bebidas leves nos moldes da lei a qual se aplica, atualmente, as fortes, como a vodka. Além disso, cabe ao governo disponibilizar um maior contingente de funcionários para fiscalizar os bares. A partir de tais posturas, seria viável impedir o estímulo e a venda de álcool para menores de idade.

Análise da redação do aluno

Boa redação, mas fique atento à relação entre o desenvolvimento e a tese.

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Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] Ponto final.
[2] Vírgula.

Competência II – Compreender a proposta:  

[3] Muito bom. Tese definida.
[4] Você pode melhorar sua contextualização. Explore seus conhecimentos adquiridos sobre o assunto, buscando relações dentro do tema. 

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

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[5] Esclareça esta expressão.
[6] Insira em seu desenvolvimento aquilo que sua tese abarca: a falta de ações efetivas. Conclua este parágrafo voltando-se para o seu ponto de vista.
[7] Note que os temas abordados em seu desenvolvimento não estão relacionados à sua afirmação inicial. Ou você reformula a tese, ou a insere. É importante a coerência ao longo do texto.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:  

[8] Ótima articulação coesiva.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:       

Muito bom. Sua proposta está bem detalhada, especificando objetivamente ações e agentes de variados níveis sociais.

Nota: 880

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