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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Os desafios do planejamento familiar

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 25 de setembro

Por redação
11 out 2017, 18h46
Análise de redação: Os desafios do planejamento familiar
(Giselleflissak/iStock)

Com base na proposta do dia 25 de setembro, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema As dificuldades do poder judiciário no Brasil”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a pirâmide etária nacional mudou, consideravelmente, no últimos 30 anos, visto que houve grande diminuição na taxa de natalidade no país. Apesar disso, o planejamento familiar no Brasil ainda apresenta muitas falhas passíveis de correção. Nesse sentido, não somente a gravidez indesejada, principalmente entre a população de baixa renda, mas também a questão da legalização do aborto configuram-se como os principais desafios dessa problemática. [1]

A Constituição Federal vigente assegura um conjunto de ações que auxiliam na prevenção da gravidez não planejada, por meio da distribuição de camisinhas gratuitas e da venda de anticoncepcionais a preços reduzidos. Entretanto, embora existam esses atos, o número dessas concepções ainda é muito alto no território nacional, ultrapassando os 45%, [2] e atingindo, sobretudo, os jovens de menor classe social e de baixa escolaridade. Nesse contexto, é notório a relação entre essa realidade e a falta de conhecimento dessa parte da população, haja vista que tais indivíduos não são, verdadeiramente, induzidos a usar métodos contraceptivos.

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Em paralelo a essa questão, os debates atuais sobre a legalização do aborto são imprescindíveis para a resolução desse problema. Dessa maneira, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, [3] todas as pessoas nascem livre e têm a autonomia de decidir sobre seus interesses individuais. Diante disso, o aborto deve ser legalizado, visto que, [4] a sua proibição fere o direito de escolha da cidadã. Além disso, tal impedimento leva ao uso de alternativas extremamente perigosas por parte das mulheres, como o uso de remédios proibidos e clínicas ilegais, para parar a gravidez, assim, pondo em risco a sua própria vida. [5][8]

É seguro afirmar, portanto, que os desafios referentes ao planejamento da família no país são de extrema importância para os interesses da nação. Dessa forma, medidas devem ser tomadas para a resolução desses. Para tanto, é possível aproveitar as atuais discussões acerca da Reforma do Ensino Médio para criar matérias de educação sexual, acima de tudo em escolas públicas, através do [6] Ministério da Educação. que estimulem o uso de contraceptivos e que sensibilizem os jovens sobre as reais consequências de uma gravidez precoce. Ademais, é essencial a alteração na legislação, por meio do Congresso Federal, [7] que legalizem o aborto com o objetivo de ajudar o controle da natalidade e, primordialmente, poupar a vida de diversas mulheres. [8][9][10]

Análise da redação do aluno

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[2] Não use vírgula antes do “e” a não ser em casos especiais, como a mudança do sujeito na oração, por exemplo. Revise as regras de vírgula para não errar mais.
[3] Ops! Problema de concordância. Correção: pessoas nascem livres.
[4] Não use vírgula após “visto que”.
[7] Não há um sujeito no plural, portanto, o verbo deve ficar no singular.

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Competência II – Compreender a proposta:

[1] Muito bem! Você introduziu bem o tema, trouxe uma tese para o texto e ela foi defendida ao longo da redação. Parabéns!
[8] Seu texto atende muito bem à estrutura exigida, parabéns!

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

[5] Muito bem! Seus argumentos estão relacionados à tese e foram muito bem selecionados e organizados em defesa do ponto de vista. Parabéns!

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[6] A locução “através de” possui significado ligado a movimento físico, indicando a ideia de atravessar. Se não for esse o sentido que pretende passar, sugiro que use “por meio de” ou “por intermédio de”.
[10] Ao longo do texto você não demonstrou problemas para articular as ideias, conseguindo formar uma sequência lógica e coesa. Apresentou um bom domínio do uso dos elementos coesivos, como conjunções, pronomes relativos e demonstrativos. Muito bem!

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Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[9] Parabéns! Sua proposta é relacionada ao tema e à discussão, com detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.

Nota: 960

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