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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Impacto da tecnologia na democracia

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 8 de maio

Por redação
1 jun 2017, 18h50
Análise de redação: Impacto da tecnologia na democracia
(diego_cervo/iStock)

Com base na proposta do dia 8 de maio (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Tecnologia e seu impacto na democracia brasileira”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Tecnologia e seu impacto na democracia brasileira

[4]O desenvolvimento dos recursos tecnológicos possibilitou a ocorrência de diversos fluxos de pessoas, serviços e informações no mundo globalizado. Além de encurtar as distâncias e facilitar a integração entre os indivíduos, a [6]internet é responsável por uma maciça circulação de ideias e opiniões. Tal fato tem possibilitado a elaboração de estratégias para a tomada de decisões que envolvam a sociedade como um todo, fortalecendo, assim, os ideais democráticos. [7]Nesse sentido, analisar as vertentes que englobam essa temática é imprescindível.

[5]Claramente, é perceptível que o acesso fácil [1]a informações de cunho político disponibilizadas pela internet aos seus usuários [2]exerce papel preponderante nesse incentivo à participação popular nas decisões nacionais, o que promove o aperfeiçoamento da democracia. Seja por plataformas online que expõem os gastos de verbas públicas e permitem que estes sejam fiscalizados pelos internautas ou pelos debates virtuais sobre os projetos de lei que tramitam no Senado, a esfera digital contribui grandemente para o engajamento coletivo. [8]Com isso, os preceitos democráticos acabam sendo reafirmados pela soberania da vontade do povo.

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É crucial destacar, ainda, que as tecnologias possibilitam a organização de movimentos sociais em prol da garantia de direitos básicos da sociedade civil, sendo, portanto, instrumentos valiosos para a democracia. Os protestos ocorridos em diversos estados brasileiros no ano de 2013, por exemplo, tiveram origem nas redes sociais e reivindicaram inúmeras melhorias na realidade nacional. Entretanto, quando esse ativismo [3]na internet causa a sensação de total cumprimento dos deveres cidadãos e passa a transparecer somente no espaço virtual em detrimento das diversas dimensões da vida dos indivíduos, torna-se um problema.

Destarte, diretrizes que formulem mudanças são essenciais para assegurar o bom uso das tecnologias no âmbito democrático. Assim, as próprias corporações virtuais devem veicular informativos que explicitem os benefícios da conciliação cuidadosa do mundo cibernético com a democracia, estimulando-a. [9]Concomitantemente, as escolas devem criar palestras e fóruns de debate a serem ministrados por professores, a fim de incentivar o senso crítico e a participação política dos alunos não apenas na internet, mas no cotidiano. Afinal, como disse o filósofo Pierre Bourdieu, “não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico”.

>> Veja algumas dicas de redação

Análise da redação do aluno

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

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[1]Adequação do uso da preposição: o acesso fácil as informações (…) exercem papel = (função) preponderante…

[2]Flexão verbal: o acesso fácil as informações (…) exercem papel = (função) preponderante…

[3]Adequação do uso da preposição: “…esse ativismo pela internet…”

Competência II – Compreender a proposta:  

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[4] Como a tecnologia impacta/influencia a democracia brasileira? Você acredita que a tecnologia pode influenciar no sistema democrático? Como isso é possível? Concorda/discorda? No caso, essas questões foram apresentadas pelo autor em sua introdução.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[5]Ao construir o desenvolvimento pense nas seguintes questões: Como a tecnologia pode auxiliar o sistema democrático? Há justificativas? Como provar? Como isso acontece? Essas questões também foram apresentadas pelo autor.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[6]Colocar um conector de inclusão. Veja: “…a internet também é responsável…”

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[7]Bom uso do conector.

[8]Bom uso do conector.

[9]Bom uso do conector.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[10]Como tirar o melhor proveito da tecnologia em prol da democracia? O que precisa ser feito para alcançar esse objetivo? Como vai ser feito? Para quem vai ser feito? Nem todas as questões foram apresentadas pelo autor. Quem vai garantir o acesso a todos? (Três agentes, no mínimo). 

Nota: 920

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