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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: A importância do voto consciente

Veja a correção para uma das redações enviadas pelos nossos leitores

Por Da redação
Atualizado em 5 out 2018, 20h50 - Publicado em 7 jul 2016, 16h54

Com base na proposta sugerida no blog, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “A importância do voto consciente para a sociedade brasileira”. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Redação:

O cenário atual do Brasil configura-se de intensas mudanças e tomadas de atitudes político-sociais. Com isso, vem-se discutindo a importância do voto consciente na sociedade, relacionando a necessidade desse mecanismo democrático com os impactos causados no país. Por isso, é necessário que a sociedade reflita sobre a legitimidade e o valor do voto.

A ausência de consenso político e social, em relação a escolha de um candidato eleitoral, advém de um passado histórico-cultural repleto de atitudes autoritárias que desrespeitam os direitos humanos, um exemplo, o Coronelismo e o “voto de cabresto” durante a República Velha.

Apesar das transformações políticas ocorridas no governo de Getúlio Vargas na revolução de 1930, a herança do passado influencia a questão política eleitoral com a permanência da troca de favores, com a compra de votos e com a corrupção em geral.

É importante salientar que a ação de aliciação e desvirtuação da venda de votos acarretam consequências que refletem a situação governamental do país, intensificando a desigualdade, o desrespeito, a degeneração e a desmoralização presentes na sociedade.

Portanto, é essencial a atuação do Estado, da sociedade e das instituições sociais na conscientização do voto, ressaltando a seriedade e a magnitude desse sistema que tem o poder de transformar a nação. Os segmentos do Governo Federal devem criar e ampliar as políticas e projetos eficazes de esclarecimento e de informação sobre o voto durante os processos eleitorais, sinalizando a maior participação dos setores administrativos no acompanhamento da fiscalização das infrações nas eleições e na garantia da legitimidade do voto.

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Análise da proposta:

A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema A importância do voto consciente para a sociedade brasileira. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista.

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o candidato deve contextualizar o tema abordado e já assumir um ponto de vista. No desenvolvimento, apresentar os argumentos. O candidato precisa ficar atento para não copiar os textos motivadores na hora da argumentação e se utilizar citações é necessário usar aspas e identificar o autor. Como o objetivo é convencer quem está lendo espera-se do candidato um bom embasamento e capacidade de persuasão. Além disso, a construção do texto precisa ser coesa e coerente, respeitando uma ordem lógica. Ao concluir o é necessário apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que seja possível de ser realizada.

Análise da redação do aluno:

A redação é muito bem escrita, mas o estudante poderia e deveria ter aprofundado mais na argumentação. Ele selecionou bem os argumentos, mas não soube explora-los para enriquecer o texto.

>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação

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Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Mostrou ter domínio da norma culta. Os parágrafos foram bem construídos e o estudante usou corretamente a pontuação e ortografia.

Competência II – Compreender a Proposta: Compreendeu bem a proposta e soube argumentar para defender seu ponto de vista.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Os argumentos foram bem selecionados, mas ele poderia ter explorado um pouco mais a argumentação.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: O texto todo é muito bem construído e articulado. Os parágrafos tem ligação e o estudante domina os elementos de coesão.

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Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Concluiu bem o texto e apresentou uma boa proposta de intervenção, com soluções que envolveram o poder público e a sociedade. As melhorias apresentadas são possíveis de serem realizadas e respeitaram os direitos humanos.

Nota: 960

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