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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares

Análise da redação “Quem quer ser um cientista” – proposta do vestibular 2012 da Unicamp

Por Mariana Nadai
Atualizado em 24 fev 2017, 16h01 - Publicado em 30 out 2012, 18h38
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O vestibular da UNICAMP possui uma particularidade em relação aos outros: a exigência que o candidato faça mais de uma proposta de redação. Isso foi iniciado em 2011. Nesse exame e no seguinte (2012), foram exigidos que os candidatos escrevessem três propostas, a fim de que se avaliasse a competência dele em diferentes gêneros textuais e, assim, ter uma avaliação mais aprofundada.

– Confira a proposta da redação “Quem quer ser um cientista”, do vestibular 2012 da Unicamp

Esse estilo de prova é mais abrangente que uma dissertação, pois cobra diversos tipos de textos (já foram abordados gêneros como comentário, discurso, manifesto, verbete etc). Além disso, a interlocução deve ser bem definida. Se o texto falar para o candidato se colocar na posição de um jovem que escreve um comentário para o site da MTV (como foi pedido em 2011), ele deve deixar claro com alguma marca textual que é um jovem e que está falando com a emissora. Caso isso não ocorra, terá um sério decréscimo em nota. Outros fatores que compõe a nota, além da interlocução, são as exigências formais que devem aparecer (o Propósito) e marcas típicas do tipo de texto (o Gênero). A autonomia também é valorizada.

Análise da redação “Quem quer ser um cientista” – proposta do vestibular 2012 da Unicamp

Apesar de elogiado, em 2013 o vestibular mudou novamente. A partir de agora, serão escritos apenas dois textos, reflexo de uma dificuldade que os candidatos afirmavam possuir para fazer as três propostas no tempo determinado. Mas a particularidade de exigir gêneros diversos e ter uma interlocução definida continua existindo.

Por fim, minha recomendação para todos os candidatos que farão a prova da UNICAMP: Ao ler a proposta de redação, anote separadamente quais as instruções formais do texto pedidas (o propósito), quem está produzindo e a quem se destina (a interlocução) e qual o tipo textual esperado (o gênero). Quando escrever, cheque se tudo está presente e claro no seu texto. Fazendo isso, certamente, a nota alta virá.

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Sem mais, vamos aos textos?

Texto 1

A redação

O gráfico mostra a realidade, mas de uma forma contraditória, já que a maior parte das respostas positivas vêm de países subdesenvolvidos, principalmente os do continente africano; e a maior parte das respostas negativas, vêm de países já desenvolvidos. Uma das conclusões que podemos tirar é que, por ter um número maior de pobreza, os países com mais respostas positivas podem ter estudantes que querem fazer a diferença pra melhor no próprio país, ou no mundo todo, através da ciência. Os países de respostas negativas, por serem mais ricos e os estudantes estarem mais no “conforto”, oferecem mais opções de carreiras, por possuírem mais universidades, fazendo com que o aluno opte por outras áreas mais estáveis, relacionadas com os empregos modernos.

A análise

A candidata soube trabalhar bem as instruções do texto, fazendo uma análise correta do gráfico sobre o interesse de jovens na carreira de cientista ao redor do mundo e elaborando uma teoria do porquê dos valores obtidos, porém, houve sérios problemas.

Note que não há marcas que sua mensagem foi escrita em um fórum, como referência ao mesmo, uso de “nickname” ou data da postagem, o que descaracterizaria o gênero. O mesmo ocorreu com a interlocução, ela não mencionou o “Estudante Paulista”, membro do fórum que postou originalmente os resultados da pesquisa.

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Não há problemas em fazer um texto curto, mas o não cumprimento desses pontos deixaria a candidata com uma nota muito baixa.

Texto 2

A redação

Porém, Estudante Paulista, o índice de interesse apresentado no gráfico se deve a extensão, logo, a grande população que São Paulo  apresenta, e isso refletiu na pesquisa gerando um grande número de entrevistados. Sendo assim, analisando o gráfico, podemos observar que mesmo aparecendo na pesquisa, São Paulo tem um número bem inferior de interessados em ser um cientista,  comparado aos outros locais.

A análise

Nesse texto, a interlocução com o “Estudante Paulista” foi melhor definida. A redação já é iniciada com menção a ele, uma estratégia muito boa para garantir a nota nesse quesito do vestibular UNICAMP.

Porém, sérios problemas ocorreram na autonomia. Repare que ele começou “do nada”, não houve uma saudação, uma explicação sobre o que será abordado no texto… Isso compromete muito a qualidade textual.

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Por fim, a análise não foi feita de maneira correta. O foco foi apenas o estado de São Paulo e não houve menção aos outros países apresentados… Esse candidato também teria uma nota muito baixa atribuída a esse texto.

Texto 3

A redação

O gráfico postado é realmente interessante, mostrando que países de menor IDH, como Uganda e Malavi, tem um maior número de jovens com ambição de serem cientistas. Isso se da talvez pelas condições de vida, de pobreza apresentadas nesses locais, há um desejo de mudança em relação às dificuldades em que eles vivem, porém muitos desses jovens não sabem o que realmente faz um cientista e simplesmente responderam afirmativamente pela ilusão de sucesso instantâneo mostrado por filmes, séries. Isso pode ser observado até mesmo nas duas regiões brasileiras que aparecem no gráfico, Tangará da Serra no Mato grosso tem um número maior de respostas ‘Sim’ do que S. Caetano do Sul em São Paulo que é mais industrializada e desenvolvida.

Concordo com sua opinião de que os dados são o reflexo da nossa realidade enquanto moradores de uma cidade de grande porte como São Paulo, entretanto em cidades do interior creio que os resultados seriam diferentes. Em uma cidade pequena do Brasil o número de jovens que escolheriam ser cientistas seria menor, pois ainda há inúmeras dificuldades para tal carreira em nosso país, o ramo de pesquisas não e muito valorizado e extremamente caro e difícil segui-lo.

A análise

Dos três, o terceiro texto é o que apresenta melhor qualidade, principalmente por, enquanto faz a análise dos dados, explicar sobre o que o gráfico fala e os pontos abordados. A teoria do porquê dos resultados também aparece, o que era uma exigência.

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O gênero textual “comentário de fórum” também foi cumprido logo no início. A marca textual “postado” deixa bem clara qual a situação de produção da redação.

Porém, novamente o candidato não soube definir a interlocução, não havendo menção alguma ao “Estudante Paulista”. O não cumprimento faria com que houvesse um decréscimo na nota. Provavelmente, seria de média para alta. Uma nota altíssima poderia ser alcançada se o quesito fosse atendido…

* Análise feita pelo professor Ivan Perina – professor de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante – Campinas/SP

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Análise da redação “Quem quer ser um cientista” – proposta do vestibular 2012 da Unicamp
Análise da redação “Quem quer ser um cientista” – proposta do vestibular 2012 da Unicamp
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