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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise da redação para a proposta do vestibular 2011 da Unesp

Com base na proposta de redação extraída do vestibular 2011 da Unesp, o estudante deveria escrever um texto dissertativo sobre o tema “GRAFITES: ENTRE O VANDALISMO E A ARTE”. Leia a íntegra do texto escolhido:   De tijolinhos para hip-hop Quanta mudança. O “Tate Modern”, famoso museu britânico, formado por tijolos –  um estilo totalmente conservador – se […]

Por Ana Prado
Atualizado em 24 fev 2017, 15h49 - Publicado em 5 dez 2013, 18h37

Análise da redação para a proposta do vestibular 2011 da Unesp

Com base na proposta de redação extraída do vestibular 2011 da Unesp, o estudante deveria escrever um texto dissertativo sobre o tema “GRAFITES: ENTRE O VANDALISMO E A ARTE”.

Leia a íntegra do texto escolhido:

 

De tijolinhos para hip-hop

Quanta mudança. O “Tate Modern”, famoso museu britânico, formado por tijolos –  um estilo totalmente conservador – se tornou uma referência do que é a arte visual do “hip-hop”: o grafite dos irmãos conhecidos por “Osgêmeos” e de “Nunca”. Enquanto colorem, os grafiteiros, museus, casas e ruas, há aqueles cuja expressão se denomina vandalismo. A arte do “hip-hop” não deve ser confundida com a barbárie que se observa nas ruas.

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Enquanto alguns pedem permissão para a arte, outros invadem com suas pichações locais privados e desafiam a ordem em locais públicos – querem o vandalismo, em vez da expressão; desafiam-se em locais de difícil acesso e formam gangues que rivalizam entre si.

A arte, por sua vez, é transcendental. Ela permite o indivíduo repensar o mundo e transformá-lo em símbolos, muitas vezes contrariando os valores vigentes. No caso do grafite, os desenhos retratam os valores do mundo das favelas brasileiras, com um colorido próprio desta cultura, que alegram as ruas cobertas, anteriormente, por cinza. Por conseguinte, artista e leitor percebem a arte e se sensibilizam. Isso ocorre com a arte de “Osgêmeos”, que repensa a sexualidade. Em corpos masculinos, seios.

Dessa forma, distingue-se o vandalismo do grafite pela intenção. Se no primeiro a expressão se equivale à imposição, o desafio do segundo é a própria expressão.

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Confira abaixo a análise da da professora de redação da Oficina do Estudante, Ednir Barboza:

A redação, embora, trate do tema proposto, é falha em alguns aspectos importantes.

1. O título destaca o hip-hop, que é uma dança urbana, mas não há referências dela, no texto, com o grafite, que é o tema central da proposta. Portanto, o título se torna incoerente com o restante da redação. Hip-hop é dança urbana e grafite é arte visual urbana, mas são diferentes.

2. O museu não é formado por tijolos, mas sim, tem suas paredes revestidas por eles. A referência aos tijolos busca mostrar a diferença entre o tradicional e o inovador – o grafite, o que está correto, mas a forma de expressar a ideia precisa ser melhor redigida.

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3. A frase “Enquanto colorem, os grafiteiros, museus, casas e ruas, há aqueles cuja expressão se denomina vandalismo” está confusa por causa da inversão dos termos da oração e daquilo que se coloca como implícito. Melhor ficaria a redação assim: Enquanto os grafiteiros colorem, com arte, museus, casas e ruas, há pichadores que praticam vandalismo rabiscando fachadas, muros, prédios históricos.

4. O segundo parágrafo inicia-se com uma referência à arte, mas faltou a ligação com o parágrafo anterior. Faltou coesão formal (através dos conectivos) e ideológica ( referente a sentido). Melhor seria ter iniciado esse parágrafo com a 3ª oração do parágrafo: No caso do grafite, os desenhos retratam os valores do mundo das favelas brasileiras… depois, sim, cairia bem a informação sobre a arte. Ainda nesse parágrafo, as orações: “ Isso ocorre com a arte de ‘Osgêmeos’, que repensa a sexualidade. Em corpos masculinos, seios”, expressam mal o pensamento do autor do texto. O ideal seria unir as duas orações e completar-lhes o sentido, em referência ao corpo masculino e feminino.

5. O último parágrafo inicia-se com uma frase dúbia: “Dessa forma, distingue-se o vandalismo do grafite pela intenção.”. Melhor seria: Vandalismo e grafite distinguem-se pela intenção dos seus autores. Se no primeiro prevalece a imposição, no segundo, é a própria arte que se revela na expressão do artista.

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6. Do ponto de vista das ideias, o texto é pouco esclarecedor na comparação do grafite com a pichação, que são as duas atividades colocadas em discussão. Faltou um pouco mais de ênfase no enfoque do tema: grafite – arte ou vandalismo. Não houve, no texto, a defesa de que grafite não é vandalismo e que, por isso, não deve ser confundido com pichação- essa sim, considerada vandalismo.

7. Em relação à nota, o texto figuraria numa escala média: entre 5,0 e 6,0 – para um total de 10,0 pontos.

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