O que o terapeuta ocupacional faz? E onde, como?
Que tal destrincharmos estas questões por partes. Primeiro, a definição deste profissional. O terapeuta ocupacional estuda e emprega atividades de trabalho e lazer no tratamento de distúrbios físicos ou mentais e de desajustes emocionais e sociais.
E agora, onde ele faz isso ? Ele atua, prioritariamente, em hospitais privados, ambulatórios, centros de reabilitação, instituições geriátricas (casas de repouso e asilos), centros de convivências, instituições penais e organizações não-governamentais.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Terapia Ocupacional
Por fim, como se capacitar para tal? É preciso ingressar na faculdade. O bacharelado tem duração de quatro anos. O currículo mescla disciplinas da área da Saúde, como anatomia, fisiologia e biologia, e das Ciências Humanas e Sociais.
Nossa, quase esquecemos do mercado, mas vamos lá, falemos do din din que pode entrar. Olha, faltam terapeutas ocupacionais em todas regiões do país. Então, você tem boas oportunidades de trabalho. Se quiser ir além do Estado de São Paulo, melhor ainda.
Gostou do curso? Quer conhecer mais? Listamos as principais áreas de atuação. Boa imersão e bons estudos.
// O que você pode fazer
Educação
Acompanhar o desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Promover a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.
Gerontologia
Atuar na reabilitação e na reintegração social de idosos.
Psiquiatria e saúde mental
Tratar de portadores de distúrbios psíquicos, com o objetivo de promover a inclusão social e ocupacional.
Reabilitação funcional e profissional
Promover o restabelecimento de vítimas de acidentes ou de doenças do trabalho e prestar assistência a portadores de deficiência física. Promover também a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.
Reintegração social
Ajudar na reintegração de viciados em drogas, menores infratores e carentes à sociedade.
Docência e pesquisa
Ministrar aula e orientar projetos de pesquisa.