Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho
Este curso é novo, então, vamos começar pela definição desta área. A Gestão de Informação envolve técnicas e conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenamento e distribuição de informações. Em termos práticos, este profissional é responsável por tornar dados, coletados em pesquisas, por exemplo, em estratégias para empresas.
A graduação tem duração média de quatro anos. O currículo inclui matérias, como produção de textos, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. O estágio curricular, período em que você atua como aprendiz em uma empresa, é obrigatório, assim como a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
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As ofertas de emprego têm aumentado. “O mercado de trabalho está crescendo, principalmente no aspecto da governança e gestão de dados, acompanhando a tendência do uso cada vez maior e mais intenso de tecnologia de informação”, diz Eliany Alvarenga, coordenadora do curso de Gestão da Informação da UFG.
Grandes empresas privadas, instituições de ensino, editoras e ONGs são quem mais empregam gestores da informação. Há também muitas oportunidades na área de tecnologia. Veja abaixo, de forma detalhada, as principais áreas de atuação deste profissional.
// O que você pode fazer
Analista de informação
Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.
Gerente de projetos
Coordenar equipe multidisciplinar em projetos que envolvam a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação da informação.
Recuperação de dados
Recuperar informações perdidas e organizar dados em bases e banco de dados.
Consultoria
Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos na implantação de sistemas de informação.