Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho

Por Tati de Assis
Atualizado em 24 fev 2017, 15h18 - Publicado em 14 set 2015, 10h41
 (/)
Continua após publicidade

 

Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho

O papel do gestor de informações é transformar dados em informações relevantes (Créditos: Morgue File)

 

Este curso é novo, então, vamos começar pela definição desta área. A Gestão de Informação envolve técnicas e conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenamento e distribuição de informações. Em termos práticos, este profissional é responsável por tornar dados, coletados em pesquisas, por exemplo, em estratégias para empresas.

Continua após a publicidade

A graduação tem duração média de quatro anos. O currículo inclui matérias, como produção de textos, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. O estágio curricular, período em que você atua como aprendiz em uma empresa, é obrigatório, assim como a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Gestão da Informação

As ofertas de emprego têm aumentado.  “O mercado de trabalho está crescendo, principalmente no aspecto da governança e gestão de dados, acompanhando a tendência do uso cada vez maior e mais intenso de tecnologia de informação”, diz Eliany Alvarenga, coordenadora do curso de Gestão da Informação da UFG.

Grandes empresas privadas, instituições de ensino, editoras e ONGs são quem mais empregam gestores da informação. Há também muitas oportunidades na área de tecnologia. Veja abaixo, de forma detalhada, as principais áreas de atuação deste profissional.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

// O que você pode fazer

Analista de informação

Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações a fim de subsidiar ações ou inovações tecnológicas.

Gerente de projetos

Coordenar equipe multidisciplinar em projetos que envolvam a coleta, o tratamento, o armazenamento e a disseminação da informação.

Recuperação de dados

Recuperar informações perdidas e organizar dados em bases e banco de dados.

Consultoria

Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos na implantação de sistemas de informação.

Publicidade

Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho
Gestão da Informação: definição e áreas de trabalho
  O papel do gestor de informações é transformar dados em informações relevantes (Créditos: Morgue File)   Este curso é novo, então, vamos começar pela definição desta área. A Gestão de Informação envolve técnicas e conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenamento e distribuição de informações. Em termos práticos, este profissional é responsável por tornar dados, coletados […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.